Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

Imprensa mostra atividades dos Centros de Convivência de Idosos

09/09/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

Os idosos que participam das atividades do ‘Centro de Convivência Padre Firmo’, em Cuiabá, exibiram a uma equipe televisiva local as várias atividades que a Melhor Idade tem acesso na Capital mato-grossense, sob o comando da Prefeitura de Cuiabá, responsabilidade da Pasta de Assistência Social.

Ainda ofegante pelos exercícios de hidroginástica, Carmélia Valesco de Barros, 72 anos, contou que, quando começou a participar das atividades do CCI, ela ‘sentia dores pelo corpo e muito desânimo’. “Minha vida agora é outra. Faço hidroginástica, informática e não perco as tarde de dança de salão. Minha saúde melhorou sensivelmente, o que implica em melhorias gerais na minha vida”, contou a aposentada.

Já veiculada, a matéria abordou os bons hábitos que podem contribuir para um envelhecimento saudável. No Centro de Convivência dos Idosos, a reportagem colheu imagens da rotina desenvolvida no lugar, a exemplo das aulas de informática, de alongamento e o convívio amigável que os freqüentadores desfrutam durante o dia.

Em face da baixa umidade do ar em Cuiabá, a sessão de ginástica e musculação feita nos aparelhos especiais da academia dos idosos não pôde ser gravada. Os fisioterapeutas explicaram que praticar exercícios em condições ambientais semelhantes, ao ar livre, não é saudável, principalmente para pessoas idosas.

A Prefeitura de Cuiabá mantém quatro Centros de Convivência para Idosos, por onde passam cerca de 10 mil pessoas por mês.  Eles dispõem de Posto de Enfermagem e Fisioterapia, consultórios médicos, odontológicos e várias atividades esportivas, educativas e de lazer de segunda a sexta-feira: dança sênior, ginástica, caminhada supervisionada, aulas de alfabetização e informática, grupo de coral, curso de pintura em telas e artesanatos.

Dois Centros são equipados com academia de ginástica com aparelhos especiais para idosos e piscinas aquecidas.

Para desfrutar destas atividades, o interessado deve procurar um dos Centros com documento, foto 3x4 e comprovar ter 60 anos, ou mais, além de um comprovante de endereço. As atividades são inteiramente grátis.