Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HORTA COMUNITÁRIA

30 de Outubro de 2017 08h31

Horta voltada para a comunidade estimula a consciência alimentar no CRAS do Tijucal

30/10/2017

LINA OBAID

Luiz Alves

Arquivo

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Bento Machado Lobo, do bairro Tijucal criou uma horta com o objetivo de fazer o uso tanto para consumo quanto para agregar valores às atividades do lugar.

A horta faz parte do projeto de revitalização que o espaço recebeu no final de setembro. A área conta com uma variedade de mais de vinte tipos de hortaliças como cebolinha, manjericão, alface, anador, entre outros.

Um engenheiro agrônomo cedeu orientações sobre os cuidados com as hortaliças, horários para regar, quando realizar colheita, entre outras dicas. 

A coordenadora do CRAS, Fabiana Soares, conta que a ideia foi bem recebida pelos funcionários e as crianças atendidas. Ela também explica que a atividade cria valores sólidos na vida das crianças, como a responsabilidade, a consciência ambiental, além da aufoconfiança.

“Quem cuida das hortaliças somos todos nós, funcionários e crianças que fazem atividades no Centro. Ao longo deste mês, a gente pode observar que as crianças melhoraram na desenvoltura. Elas criaram um senso de responsabilidade elevado, ao cuidar das plantinhas como seres vivos que são e saber que elas servem como fonte de alimento e por isso devem ser bem cuidadas”, esclareceu.

Os alimentos servem para subsidiar às refeições servidas no CRAS e também podem ser levados para as casas das crianças, para consumo.

O CRAS

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Bento Machado Lobo é localizado na avenida Espigão, no bairro Tijucal. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e atende a cerca de 80 crianças, com idades entre 6 e 17 anos. Telefone: 3616-6720

Sua área de abrangência integra a 32 bairros na região do Coxipó. E presta serviços à sociedade como inscrição no Cadastro Único, atendimento social, odontológico, desportivo entre outros. Entre as atividades ofertadas às famílias cadastradas estão a dança, capoeira, artesanato, entre outros.