Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

02 de Julho de 2019 09h00

Festas juninas marcam a programação do Siminina

02/07/2019

CAROLINA MIRANDA

José Ferreira

Arquivo

Com o salão todo decorado, a festança junina do Programa Siminina do Distrito da Guia foi pra lá de animada. Teve de tudo um pouco, desde a tradicional quadrilha com as danças tradicionais da região como o Siriri e o Cururu. E para o baile ficar perfeito, todo mundo estava vestido a caráter. E não é por ser um grupo só de meninas que não teriam os parceiros da dança. Quem teve a oportunidade de prestigiar, pode comprovar o cuidado e o carinho que a coordenação da Unidade preparou a festa. Comida boa também não faltou, mesa farta com muito bolo, pipoca, canjica, doces e paçocas. Por ser mês de junho, o Siminina preparou programação especial com eventos tradicionais da época.

Além da apresentação no distrito da Guia, as demais unidades do Siminina como dos bairros Jardim Leblon, Izabel, Altos da Boa Vista, Sucuri, Jardim Vitória e Chácara dos Pinheiros também realizaram programações juninas na semana passada.

Teve pai, como o José do Carmo, que marcou presença. Com os olhos atentos a apresentação da filha Maria Fernanda, que participa do projeto há pouco tempo, o sentimento de orgulho e admiração eram visíveis. “Estou muito satisfeito com o atendimento que minha filha está tendo. Desde que ela começou a participar das atividades, ela ficou mais alegre. Antes só ficava em casa, hoje fez novas amigas e está bem mais carinhosa”, disse.

Outro caso semelhante é da mãe Maria Santana. Ela conta que se sente privilegiada, pois sua menina faz parte do Siminina desde os seis anos de idade. “Hoje, Andressa já está com 12. Graças ao auxílio que recebemos de toda equipe do Siminina, ela é uma menina responsável, educada e muito esforçada nos estudos. Vê-la dançando é motivo de muito orgulho, pois sei que esse grupo só tem o que acrescentar na nossa vida”, declarou.

“Mais do que uma simples apresentação de dança da época, nesse caso, das festas juninas, eventos como fazem parte da metodologia de trabalho que tem como foco principal, aproximar os pais dos trabalhos do Siminina e o Siminina aproximarem dos pais. Isso é muito importante, pois essa ligação contribui e muito para o desenvolvimento dessas meninas dentro e fora do Projeto”, disse a coordenadora do Programa Siminina Dalma Beatriz Monteiro.

SIMININA - Criado há quase 20 anos, o programa atende hoje cerca de 1,2 mil meninas nas 16 unidades e uma série de atividades que foram implantadas: aulas de inglês, balé, reforço escolar, cuidados médicos e psicológicos, entrega de óculos.

As atividades são realizadas sempre no contraturno escolar. Agora, na atual gestão, o programa conta também com o Jovem Siminina, trazendo o atendimento para as meninas na faixa etária acima dos 14 anos, preparando-as para o mercado de trabalho.