Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Dezembro de 2010 12h15

Faculdade Livre da "Melhor Idade" surge num tempo privilegiado da vida

16/12/2010

Marcela Magalhães-Assessoria/Smec


A terceira idade, de acordo com o pensamento de alguns, é uma forma de recolhimento, anulação e privações, para outros é uma longa espera para o inevitável. Ou então um tempo de sossego, imobilismo e meditação forçada.

Ainda bem que nem todos pensam assim. Desde épocas passadas, sábios, serenos, e espirituosos pensam o contrário. Se analisarmos a vida dos idosos, atualmente, podemos facilmente concluir que os sábios de ontem estão mais próximos da realidade dos fatos de hoje.

Com base no aumento da expectativa de vida das populações e da mudança de mentalidade com respeito ao modo de vida, o Instituto Gama da Silveira criou, em 2009, o projeto Faculdade Livre da Melhor Idade junto com a professora, Cléia Galvão. A iniciativa tem a finalidade de proporcionar uma sintonia maior com o mundo atual e as novas gerações, através da participação em atividades sócio-educativas, enriquecendo as experiências de vida e principalmente valorizar e estimular o exercício da cidadania, na luta pela dignidade na condição de ser humano em processo de amadurecimento.

O projeto já se encontra funcionando há um ano, e os alunos da faculdade livre da melhor idade participam das aulas de música, teatro, dança e espanhol, com professores especializados em cada área e como o próprio nome, trata-se de uma instituição livre, onde os alunos podem entrar em qualquer tempo.

Para professora de educação física e gerontóloga, Roseane Muniz, trabalhar com as pessoas da melhor idade é muito gratificante. “Aprendemos todos os dias com elas, são pessoas que se dedicam plenamente as aulas”, disse. A professora de espanhol, Carolina Peres, também afirmou que “a força de vontade deles, não se compara a nenhum jovem, com quem já convivi”.

Prolongar esse período importante da vida possui uma receita mais simples ainda: atividade e felicidade. Segundo a aluna Izabel Maria dos Santos, para manter a lucidez, devemos ocupar a mente com atividades nobres. “A faculdade Livre da Melhor Idade para mim é uma terapia; aqui converso, estudo, faço ginástica e principalmente encontro pessoas que me ouvem”, declarou. Izabel disse que essa oportunidade que recebeu da direção do Instituto Gama Silveira, mudou sua vida.

A coordenadora da faculdade, Cléia Galvão, resume que todo esse trabalho faz a diferença, por conseguir realizar o mais importante “a integração de gerações, onde se prepara os mais jovens para saber viver esta época, que um dia viverá”.

A direção do Instituto Gama da Silveira avisa que o projeto já consolidado é desenvolvido na Rua Garcia Neto, nº 185, Jd. Kennedy, Cuiabá-MT, ou mais informações pelos telefones: 9962-4726.