Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VALORIZAÇÃO

25 de Outubro de 2017 14h35

Encerramento da Semana do Idoso é marcado por vitalidade e integração social

25/10/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Vitalidade e integração social foram as principais engrenagens que marcaram a 11ª Semana do Idoso, encerrada nesta quarta-feira (25). Celebrando o vigor e a qualidade de vida dos cerca de 600 presentes, o prefeito Emanuel Pinheiro desfrutou de uma manhã de aprendizado e troca de experiências, fortalecendo a importância da valorização das gerações que contribuíram para o crescimento vertiginoso de Cuiabá.

"Para que tenhamos um futuro promissor, é necessário olhar com carinho para o nosso passado e para todos os passos dados que nos trouxeram para o presente. Ao lado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano tem trabalhado para valorizar essa extensa e crucial trajetória destes senhores e senhoras, que carregam em seus rostos as marcas do tempo de uma vida inteira dedicada às suas famílias e à comunidade. A integração da melhor idade ao convívio social é fundamental para uma sociedade desenvolvida e solidária e honrar a figura do idoso na construção comunitária é um aspecto inerente ao poder público. Além disso, a sabedoria imprensa nos cabelos brancos e nas mãos calejadas de cada um deles reflete a importância que possuem para a construção da nossa história. Cuiabá não seria a mesma sem seus esforços e nós jamais nos esqueceremos disso", afirmou o chefe do Executivo.

Com atividades que se estenderam ao longo do mês de outubro nos quatro Centros de Convivência do Idoso (CCI), o evento trouxe palestras sobre os direitos deste grupo, orientações quanto à Cartilha do Idoso, além de apresentações culturais e momentos de lazer com o tradicional baile da melhor idade. Para o secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho, permitir que eles se vejam como pessoas ativas é um dos aspectos que contribui para a longevidade desta geração.

"Eles precisam saber o quão fundamentais são para a sociedade e esta afirmação permite que eles se vejam no espelho como pessoas que ainda têm muito a oferecer, seja com sua sabedoria, bom humor, carisma e talento. Com ações desse porte, nós apenas instigamos aquela fagulha que já existe no coração de cada um deles, os levando a assumir a vivacidade que lhes pertence. O município continuará fortalecendo essa premissa, através de iniciativas que os tirem do lugar comum e os faça encarar essa nova fase da vida de maneira prazerosa e desbravadora. Eles são o tesouro de nossa Cuiabá e fazem parte da contínua história que está sendo escrita por cada um que escolhe nossa Capital para morar", revelou.

Atendendo aproximadamente três mil pessoas, a Semana do Idoso também fortaleceu a parceria entre o município e o Conselho da Pessoa Idosa na busca por políticas públicas efetivas. De acordo com o presidente da instituição, Jerônimo Urei, a demanda que compreende esta parcela da sociedade ainda é muito reprimida e as necessidades são latentes. "Existem muitas ações que precisamos desempenhar, mas as limitações de recursos ainda são um desafio a ser transposto. Com a união do poder público e do conselho, fomos capazes de executar a 11ª Semana, trazendo uma proposta interativa e dinâmica que envolvesse os idosos no meio social. E para continuarmos realizando medidas dessa natureza, é crucial que a instituições privadas e pessoas físicas contribuam para o Fundo Municipal do Idoso, destinando uma pequena parcela de seus recursos para o fomento de novas iniciativas em prol da longevidade da melhor idade" salientou.

Entusiasmo e emponderamento foram realidades percebidas entre os idosos que participaram das ações da Semana. Para dona Célia Ferreira Marques, idade não é um problema, mas sim uma solução. "Tenho 66 anos e não perdi o pique. Poder chegar a essa fase da vida com animação é algo muito positivo e não pode ser visto como uma desaceleração do nosso entusiasmo. Eu adoro participar do CCI Padre Firmo e já faz quase um ano que frequento o local semanalmente. Ao lado das minhas amigas, pratico vôlei e me divirto muito também É muito bom poder fazer coisas diferentes e aprender novas atividades, como aulas de pintura de guardanapos, que participo todas as quintas-feiras", concluiu sorridente.