Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO SOCIAL

11 de Setembro de 2018 10h41

Emanuel adere ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho

11/09/2018

LUCIANA SOUZA

Com o objetivo de ampliar o acesso à inclusão social da população em extrema vulnerabilidade, por meio da inserção no mercado de trabalho, o prefeito Emanuel Pinheiro aderiu ao Programa nacional de Promoção do acesso ao Mundo do Trabalho - Acessuas Trabalho, do governo federal. O termo de adesão foi assinado no mês de agosto e o recurso de R$ 140 mil será destinado ao plano de atendimento para 700 adolescentes, entre 14 e 21 anos, que se encontram cumprindo medidas socioeducativas de liberdade assistida na Capital.

“Sou parceiro de todos os programas e ações que tenham em seu conceito a valorização do ser humano. Pois acredito que a transformação inicia-se com o acolhimento correto, fazendo com que a pessoa se sinta parte do sistema. Neste contexto estão os nossos jovens, principalmente, os que se encontram em uma situação complexa de vulnerabilidade, muitas vezes, oriundos de famílias disfuncionais. Precisamos acreditar, investir neles e mostrar que tem uma saída e é possível traçar um caminho diferente.  Isso vem sendo a bandeira da minha gestão, que prioriza a humanização, acreditando que esse é o caminho para evoluirmos na construção de uma Cuiabá melhor para se viver, digna e que, futuramente, se torne exemplo para o país”, declara o prefeito.

O programa, em Cuiabá,  será coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, que tem como madrinha a primeira-dama Márcia Pinheiro. Dessa forma, a pasta pretende integrar outras ações de resgate, valorização e reintegração do indivíduo em vulnerabilidade.

“Uma grande inciativa da gestão, que vem recebendo, na área da assistência, o olhar sensível da primeira-dama. A Prefeitura não tem medido esforços na busca de recursos para ampliar o acesso aos serviços, sempre prezando pela qualidade destes. E com mais esse braço de apoio, vamos conseguir alcançar mais adolescentes, com atendimento adequado, profissionais capacitados, redirecionando a maneira deles enxergarem a situação que se encontram e criando, assim, outras perspectivas sobre a vida”, reitera o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

O Acessuas Trabalho, a priori, atenderá cerca de 270 adolescentes e jovens do sistema socioeducativo e desenvolverá junto a eles, a capacitação, a partir palestras, cursos -  em parceria com o Centro de Integração Empresa–Escola(CIEE) - e acompanhamento psicológico. De acordo com a servidora pública de carreira e técnica de planejamento e orçamento da Secretaria de Assistência, Marcela Nunes Rondom, os serviços de acompanhamento se estendem também às famílias, no intuito de compreender a base desses indivíduos.

“É Importante que em um processo de ressocialização, se entenda a origem do individuo, o contexto em que ele vive, como foi formado seu caráter, para que possamos saber lidar melhor com cada um e obter resultados satisfatório. Por isso, o cuidado com a família vem ser uma peça de suma importância. Se não tratarmos o todo, vamos andar em círculos. Diante disso, a gestão atual está, seguindo todas as diretrizes dos órgãos de competência, como o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), trabalhando para ampliar as políticas de inclusão, tratando as problemáticas a partir das raízes, gerando mais eficiência no processo”, conclui Marcela.

A equipe assistencial ainda fará todo monitoramento dos assistidos. O recurso deve ser liberado para o município até outubro deste ano e os serviços colocados em funcionamento após isso.

 

Acessuas Trabalho – O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão de obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

(Com informações do Ministério de Desenvolvimento Social)