Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / FESTIVIDADE

03 de Agosto de 2018 16h21

Disposição e muita alegria marcam manhã de lazer dos idosos do CCI Padre Firmo

03/08/2018

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

Arquivo

O mês de julho terminou, mas as festividades julinas continuam alegrando as unidades assistenciais da Capital. E nesta sexta-feira (3), foi a vez dos mais de 800 idosos assistidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Padre Firmo mostrarem seus talentos. Em uma manhã cheia de alegria, os assistidos, com muita disposição, dançaram, cantaram, participaram de brincadeiras e degustaram um delicioso lanche, no animado “Arraiá Bom Demax, Sô”.  

Essa contagiante disposição pode ser contemplada no rosto da senhora Maria José Arruda, de 74 anos. Participante assídua das atividades da unidade, a alegre Maria, que se descreve como uma “jovem idosa”, vestida a caráter, mostrou suas habilidades de dançarina e “rasto” os pés pelo colorido salão.  

“Nossa! Eu sou muito feliz aqui, junto dos meus companheiros. É nesses momentos que podemos esquecer dos problemas, descontrair, aprender e amar. Pois o que mais me encanta nesse grupo, é o aprendizado do amor: amar para sermos amados. Aqui, me sinto acolhida, resgatada e transformada. Os momentos de lazer, estudos e exercícios físicos possibilitam a todos uma nova oportunidade de viver melhor na terceira idade. Sou grata por tudo que recebo e por tudo que posso compartilhar com os meus amigos e funcionários dessa casa”, relatou Maria.

Para a coordenadora do CCI, Fernanda Manfrin, oportunizar os momentos de lazer para os idosos também é um canal de crescimento para os servidores da unidade. “Aprendemos mais com eles do que eles conosco. O dia a dia com essas pessoas especiais, só nos faz compreender o quanto ainda temos uma grande caminhada pela frente e que ela pode ser leve, cheia de vida. Os problemas ficam pequenos quando nos deparamos com a alegria, disposição e amabilidade deles. A gratidão que emanam é motivação para buscarmos mais serviços de qualidade e atendê-los como a dignidade merecida”, elucidou Fernanda.

A ação faz parte do cronograma de atividades da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e segue o plano de integração da proposta de trabalho de unificação  das pastas municipais, da primeira-dama Márcia Pinheiro.  

“O objetivo principal dessas ações é resgatar nessas pessoas, o prazer pela vida, através de atividades que unifiquem e  promovam a interação, mostrando para elas que a terceira idade ainda tem muito à caminhar. É um momento simples, mas que tem um impacto muito positivo na vida dos participantes. E gestão atual, por meio do prefeito e da primeira-dama, vem investindo nos projetos de valorização da pessoa idosa, no intuito de retribuir tudo que essas pessoas já fizeram pela nossa cidade”, concluiu o secretário o secretário de Assistência e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho. 

Atividades CCI’s -  Além dos momentos de lazer, as quatro unidades de CCi'S da Capital, oferecem atividades físicas, como hidroginásticas, aeróbica, alfabetização, através do Eja, acesso à saúde, com atendimento médico e odontológico na própria unidade, atividades culturais, entre outras.

As atividades socioassistenciais são aplicadas de acordo com as normas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV) da pessoa idosa, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).