Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / TRABALHO INFANTIL

21 de Junho de 2018 17h00

Direito à educação marca apresentações da ação de combate ao trabalho infantil do Cras Tijucal

21/06/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

Arquivo

Com o slogan "Sim à educação de qualidade, não ao trabalho infantil”, a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tijucal realizou a tarde de conscientização contra o trabalho infantil, nesta quinta-feira(21),  chamando atenção para a educação como uma das alternativas para o combate.  Idealizada pela Prefeitura de Cuiabá e coordenada pela equipe de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, a ação visa alcançar um maior número de pessoas, levando informações e mostrando à elas o quanto a participação de todos pode transformar esse triste cenário.

A ação contou com apresentações teatrais, musicais, de vídeos e palestra sobre tema, que foram desenvolvidas pelas crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“O ideal da ação é trabalhar o tema com as crianças e adolescentes de forma com que esse aprendizado chegue aos seus familiares e comunidade, transformando todos em agentes assíduos no combate ao trabalho infantil e mostrando o quanto a educação faz a diferença nesse processo. Aqui, podemos analisar o quanto esse trabalho, quando aplicado de maneira correta, faz a diferença e transforma vidas. E gestão atual, através da primeira-dama Márcia e do prefeito Emanuel, está investindo cada vez mais nesse processo, sabendo que, assim, alcançaremos uma cidade melhor para se viver, levando mais dignidade e qualidade de vida para nossos pequenos. Toda equipe e o grupo de crianças e adolescentes estão de parabéns pela dedicação”, destacou a técnica da Proteção Social Básica, a pedagoga Sandra Turequi.

A idealização faz parte da programação em alusão ao Dia mundial de combate ao trabalho infantil, celebrado no último dia 12 de junho, e vem sendo desenvolvida deste o início do mês em todas as unidades assistenciais da Capital, que comportam o atendimento do SCFV para menores.  De acordo com a coordenadora do Cras Tijucal, Failse da Silva, a unidade insere atividades sobre o tema diariamente na didática do Serviço e sempre busca elencá-lo nos pontos do cotidiano das crianças e adolescentes.

“O evento é o resultado de uma série de atividades que vem sendo inseridas nas aulas, e o que nos deixa mais felizes é ver que eles conseguiram alcançar o objetivo de tudo isso, compreendendo que são crianças e adolescentes e estão na fase de estudar, brincar e que o caminho da verdade e do respeito, a si mesmo e ao próximo, é a base para a construção de bom caráter e de um mundo melhor.  Além disso, podemos observar que quando conversamos com cada menor assistido, eles expressam com muita segurança o papel de cada indivíduo dentro desse processo. Por isso, quero parabenizá-los pela grande parceria nessa busca por um Brasil sem trabalho infantil”, ressaltou a coordenadora.

O Cras Tijucal atende mais de 100 crianças e adolescentes de 33 comunidades da região Sul de Cuiabá.  Dessas 100, aproximadamente 55 participaram da ação. E quem fez parte   da tarde de conscientização foi o Mateus Francisco Gonçalves Nogueira, de 13 anos. Filho de pais separados, Mateus tem três irmãos e mora com mãe.  Ele contou que participar das atividades lhe trouxe um série de benefícios, como a melhoria nas notas escolares e o comportamento com amigos e familiares.

“Eu gosto de vir para esse ambiente, me reunir com os colegas, participar das atividades e também conversar com as professoras. Isso me deixa mais calmo, paciência e, assim, eu consigo me relacionar melhor com todos. Com essas mudanças, eu já consegui melhorar minhas notas e também estou escutando mais as pessoas. Entendi que temos que falar o que sentimos e respeitar o que o outro sente. Isso muda a tristeza do mundo”, finalizou Mateus.  

O encerramento das ações de combate ao trabalho infantil acontece na próxima semana, no dia 29 de junho (sexta-feira), às 8 horas, com uma grande mobilização, unindo as equipes de todas as unidades participantes e mais duas escolas municipais da região. A mobilização acontece na Praça Emanuel Pinheiro, região do Coxipó, com o engajamento de aproximadamente 80 crianças e adolescentes, além dos representantes de conselhos e também a sociedade civil.