/ ATENÇÃO

19 de Março de 2020 08h50

Decreto suspende atividades coletivas na Assistência Social em prevenção ao coronavírus

19/03/2020

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência informa que em virtude da publicação do Decreto de nº 7.839/2020 ficam suspensas todas as atividades voltadas para a população idosa, com idade igual ou superior a 60 anos, ofertadas pelas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) e nos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) existentes nas unidades assistidas pela Assistência Social.  

Cabe ressaltar que a suspensão das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos envolve também as crianças e adolescentes assistidas, pelo mesmo período de 23 de março a 05 de abril.

Por conta da suspensão das atividades para as pessoas da Melhor Idade, os profissionais estão orientados a oferecer atividades de acompanhamento e monitoramento. “Os idosos já estão acostumados com a rotina vivenciada nessas unidades. Essa suspensão, mesmo sendo temporária, fará falta para essas pessoas. Por isso a importância de realizar esse acompanhamento para dar continuidade nos trabalhos”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho.

Além das atividades com os idosos, todas as ações que estavam na programação mensal, que tenham um público superior a 100pessoas em locais abertos e 50 pessoas em locais fechados, também estão suspensas.

A programação, que inclui a Campanha Março Mulher, por se tratar de atividades coletivas também foi cancelada, dentre elas, rodas de conversa, palestras, passeios, ações de cidadania, entre outras.

O programa Siminina, que trabalha com atividades extracurriculares, para meninas entre a faixa etária de 06 a 14 anos também foi suspenso a partir desta segunda-feira (23) até o dia 05 de abril.

Com relação às aulas dos cursos que estão sendo ofertados nessa 3ª etapa da 2ª Edição do Programa Qualifica Cuiabá 300, as medidas tomadas foram baseadas no Comunicado emitido pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) onde ficou decidido o adiamento das atividades por enquanto. Novas datas das atividades serão divulgadas pela instituição. O período estipulado foi de 18 de março a 12 de abril.

As oficinas de preparação para o mundo do trabalho do Programa Acessuas Trabalho do Ministério da Cidadania, bem como as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz serão feitas em casos excepcionais, avaliados pela equipe. O período da suspensão será o mesmo executado na rede pública de ensino, de 23 de março a 05 de abril.

Na oportunidade, o secretário reforçou ainda que os casos omissos nesta orientação serão deliberados em momento oportuno. O mesmo deve ocorrer com as atividades que não foram mencionadas, devendo permanecer com as devidas precauções, até publicação de novas deliberações.  “Todas essas medidas preventivas foram tomadas para garantir a segurança da população. A recomendação é que todas as atividades que tenham aglomeração popular devem ser suspensas como forma de prevenção. É  muito importante que cada um siga as orientações do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais. Cada um de nós precisa fazer a sua parte”, declarou Wilton Coelho.

Ficam suspensas, até ulterior deliberação, todas as inaugurações de obras públicas e todas as atividades afetas à programação do Aniversário de Cuiabá do ano de 2020, ou seja, ficam suspensas as atividades de Planejamento para Abril.

“Não obstante a todo o cenário, não podemos ficar omissos. A responsabilidade e seriedade são exigidas. Não existe motivo para pânico ou histeria coletiva. É um momento de serenidade e de muita responsabilidade. Repito: não é o momento de pânico. Juntos, com fé em Deus vamos superar esse momento de aflição e apreensão”, avalia Emanuel Pinheiro.