Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

12 de Agosto de 2010 15h03

Dança de salão anima Centro de Convivência de Idosos

12/08/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

Cerca de 200 idosos participaram nesta quarta feira (11-08) à tarde da dança de salão realizada no Centro de Convivência dos Idosos Padre Firmo, localizado no Porto.

A tarde festiva faz parte das atividades desenvolvidas no CCI às quartas feiras, com o objetivo de proporcionar satisfação e prazer, além da troca de conhecimentos e experiências.

O Centro oferece atividades que ajudam a enfrentar o envelhecimento de modo consciente, livre de preconceitos, incentivando os idosos a não desistir de viver. Assumem assim sua nova identidade como uma fase do ciclo vital de forma saudável.

A busca da saúde e do prazer - através de várias atividades - é apontada pelos freqüentadores do CCI como o principal atrativo da casa.

A aposentada Maria Falcão, 69 anos, se gaba de se manter ‘em forma e cheia de energia’ para dançar do início ao fim do Bailão. “Tenho uma vida cheia de atividades. Quando comecei aqui, há 10 anos, minha vida era muito diferente. Tinha ficado viúva e estava muito deprimida. Agora, tenho boa saúde e até um namorado”, contou animada a aposentada.

De acordo com o secretário Jader Moraes, para o CCI Padre Firmo estavam previstas obras de reformas para melhoria das instalações. “Contudo, por causa de um possível acordo com a Agecopa, aquela Casa pode ser deslocada para um outro local próximo”.

Jader explica que a Pasta aguarda um posicionamento junto à Agecopa. “Se for mesmo necessário a mudança, o novo CCI deverá estar tão bem equipado como este. Temos piscina térmica, salão para dança, salas de aulas, cozinha e consultórios, médico e dentário. Não abrimos mão das atividades que nossos idosos desfrutam aqui”.

A Prefeitura de Cuiabá mantém quatro Centros de Convivência para Idosos, por onde passam cerca de 10 pessoas a cada mês.  Os idosos têm academia de ginástica e piscina aquecida em dois CCIs, somando-se a dança sênior, ginástica, caminhada supervisionada, aulas de alfabetização e informática, grupo de coral, curso de pintura em tela e artesanatos, atividades que acontecem regularmente de segunda a sexta feira.

Para participar, o interessado deve procurar um dos centros com documento com  foto para comprovar ter 60 anos ou mais, além de comprovante de endereço.

As atividades são inteiramente grátis.