Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

11 de Março de 2020 11h57

Curso do Qualifica 300 garante fomento a renda de famílias cuiabanas

11/03/2020

CAROLINA MIRANDA

José ferreira

O curso ainda nem terminou e já está proporcionando renda para as alunas do curso de Confecção de Bolsa em Tecido do Programa Qualifica Cuiabá 300. As aulas estão sendo ministradas na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedregal.

Para quem não sabia ao menos enfiar uma linha na agulha para pregar o botão da calça do ex-marido, já está confeccionando as bolsas e vendendo. “Nunca imaginei que depois de separar ia aprender a costurar. Agora com essas técnicas que estou aprendendo estou pensando em avançar ainda mais. Tentar de repente fazer peças de roupa com cortes retos, sem muitos detalhes. Me sinto preparada e muito bem qualificada”, contou Marizane Soares, 40 anos.  

A história da aluna Eliete Silva Moreira não é diferente. Ela conta que não entendia nada de costura, muito menos como produzir uma bolsa ou uma nécessaire. “Não tem muito tempo que comecei a colocar em prática o aprendizado. Já alcancei um lucro de mais de 700 nesse curto período. As pessoas olham e dizem que estão gostando muito do meu trabalho. Estou muito feliz e agradeço a Márcia Pinheiro por  ter sido escolhida e, tocada por Deus, para abençoar a vida de nós mulheres que tanto sonhamos com a nossa independência financeira. O meu muito obrigada”, declarou.  

E para quem já tinha feito o curso de confecção de bolsa em tecido, conta que dessa vez está aprendendo técnicas modernas para uma costura com mais desenvoltura e melhor acabamento. “Mulher gosta de bolsas bem feitas e com ótimo acabamento. É esse o diferencial. Tenho certeza que seremos grandes mulheres de negócio, excelentes empreendedoras”, declarou Dulzen Macedo Cavalcanti.
Especialista no assunto voltado para a confecção de produtos em tecido, a professora Sara Gabriele de Souza Fortes disse que buscou levar para as alunas algo diferenciado, pois segundo ela, a maioria das alunas já tinha feito o curso. “Como trabalho com confecção de roupas forradas, trouxe esse conhecimento para a confecção de bolsas em tecido. Com o acabamento bem feito, mesmo sendo algo rústico, se transforma em algo artesanal, com uma aparência bem feita e de qualidade”, ressaltou.  

“Em um único dia consegui vender e ganhar mais de 100,00 com a venda dos meus produtos. Eu que estava desempregada, sem saber que rumo tomar, hoje posso dizer com todo orgulho que tenho uma profissão e que sou dona do meu próprio negócio”, ressaltou a aluna Diayme da Silveira.

QUALIFICA CUIABÁ 300- O Programa Qualifica Cuiabá 300, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro foi reconhecido pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos como ação que garante formação profissional, de forma gratuita para moradoras de comunidades carentes. Desde a sua criação, 3.570 mulheres já receberam o treinamento.

A primeira-dama lembra ainda que a criação de uma rede que se traduza em uma política eficaz na defesa dos direitos, está garantida com a criação da Secretaria Municipal da Mulher. A pasta – criada com a minirreforma administrativa da gestão Emanuel Pinheiro - terá o nome do gestor anunciado ainda nesse mês de março.

Essa é a 2ª edição do programa, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro e a segunda no dia 18 de novembro. Nessa última etapa, estão sendo capacitadas cerca de 400 pessoas, com término previsto para a próxima semana, 17 de março (terça-feira).  As atividades acontecem nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 participantes em cada turma.