Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

05 de Novembro de 2019 16h14

Curso de salgadeiro do Qualifica 300 dá dicas de padronização dos produtos

05/11/2019

CAROLINA MIRANDA

José Ferreira

Arquivo

Muito mais do que simplesmente aprender a fazer salgados tradicionais, as alunas do curso de Salgadeiro do programa Qualifica Cuiabá 300, estão conhecendo ideias inovadoras para fazer o diferencial no mercado de trabalho. Por meio das técnicas criadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), elas poderão fazer das receitas mais simples às mais elaboradas.

Durante o curso, realizado na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Nova Esperança, elas reaprenderam, por exemplo, a receita de quibe. Além daquele feito com carne de vaca elas descobriram versões com frango, carne de porco, soja, legumes, entre outros.

É o que conta a aluna Elizabeth Nunes da Silva, que nunca tinha ouvido falar destas possibilidades. “Nesse curso estou tendo a oportunidade de aprender muitas coisas novas. Já estou com muitas ideias. Já vou começar a fazer salgados em bandejas, só para pessoa fritar ou assar em casa. Estou gostando muito. Tenho certeza que vou sair desse curso totalmente qualificada”, disse.

Dentro do conteúdo programático, o curso ensina boas práticas de fabricação, formas corretas de manuseio dos utensílios, técnicas de higiene, atendimento ao público e acima de tudo, como manter um padrão de qualidade. Para a professora e especialista no Ramo Alimentício, Naiara Seba, o diferencial do curso está aí, na padronização do que será feito para vender.

“No curso de salgadeiro não é simplesmente chegar e começar a fazer salgados tem que saber fazer o cálculo da produção. Ela considera esse ser o diferencial do curso, pois elas aprendem a fazer o cálculo de produção para não ter o desperdício e assim obter o lucro almejado. Aqui são ensinados os mecanismos e ferramentas da inovação. O que precisa ser feito para sair do padrão e fazer a diferença, entendendo que podem variar, pois existe uma diversidade de salgados que podem ser feitos”, disse.

Para a dona de casa, Mirian Souza Machado, mãe de dois filhos que jogam bola profissionalmente, vai colocar em prática o que aprendeu para vender nos jogos. “Isso vai me ajudar e muito a custear os gastos e ainda mais incentivá-los a não desistir. Além de ser uma qualificação, uma rica oportunidade de aprender uma profissão. Estou muito satisfeita. Sempre sonhei em fazer um curso como esse”, declarou a aluna.

“Os alunos são preparados para trabalhar em qualquer lugar, seja com seu próprio negócio ou numa empresa. O programa Qualifica profissionaliza, basta ter um pouco de força de vontade. Posso garantir que todos os participantes saíram daqui com orgulho de dizer que são salgadeiros”, concluiu a professora.

2ª ETAPA- O Programa Qualifica Cuiabá 300 já está na segunda etapa, onde foram selecionadas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para a realização dos cursos de formação de Recepcionista, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Mestre de Obras, Pintor de obras, Instalador, operador e montador de computadores, Confeiteiro, Padeiro, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo de informática e Assistente de RH.

Essa é a 2ª edição do Programa Qualifica 300, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro.

As unidades contempladas foram os Cras dos bairros CPA, Osmar Cabral, Dom Aquino, Tijucal, Praieiro, Nova Esperança, Pedra 90, Pedregal, Planalto e no Centro de Referência de Assistência Especializada (Creas) Norte. As atividades serão ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 a 30 participantes em cada turma. Nessa 2ª etapa, serão capacitadas 1.080 pessoas com término das atividades previstas para o dia 18 de novembro.