Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO

05 de Março de 2019 14h00

Crianças recebem óculos de grau em ação promovida pela Assistência Social

05/03/2019

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

As crianças atendidas pelas Unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) receberam na tarde desta quinta-feira (28), óculos de grau por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a ótica Chilli Beans. Ao todo foram agraciadas dez crianças, da faixa etária entre 07 e 14 anos.

A ação é uma iniciativa da primeira-dama do Município, Márcia Pinheiro, para proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar das crianças atendidas pelos programas ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Dessa vez foram beneficiadas as crianças participantes do Programa de Fortalecimento de Vínculo ofertados nas Unidades dos Cras dos bairros Osmar Cabral, Dom Aquino, CPA, Pedregal e Nova Esperança.

As crianças que foram contempladas passaram por exames de vista realizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo identificado cada problema e o grau necessário. Depois dessa etapa da escolha da armação, a ótica providenciará as lentes e depois irá fazer a entrega dos óculos prontos para o uso.

Lucas de Jesus, 13 anos foi um dos beneficiados. Segundo ele já fazia uso do óculos, mas quebrou. Por falta de condições financeiras estava sem usar o que estava dificultando no aprendizado e a dor de cabeça era constante. A mãe, Deise Carvalho da Silva que acompanhava o filho, agradeceu a ajuda da Prefeitura. “Estou desempregada, sem condições de pagar por uma consulta e muito menos comprar um óculos novo para ele. Estamos felizes e agradecidos. Tenho certeza que ele irá melhorar o rendimento em sala de aula”, disse ela.

A pequena Helena Brasil Souza, 12 anos, moradora do bairro Pedra 90 também ganhou o óculos novo. “Eu estou muito feliz e prometo que vou usar os óculos todos os dias na escola. Vou mostrar para todos os meus amigos”, ressaltou Helena.

A coordenadora do serviço de fortalecimento de vínculos, Rosangela Ferreira de Lara acredita que parcerias como essa são fundamentais para que as crianças possam ser atendidas com serviços de excelência e de forma humanizada. “Nós temos muitas crianças que precisam usar óculos, mas que, por falta de recursos, não têm condições de comprar. Ações como essa contribuem para o bem-estar dessas pessoas”, declarou.

Representando o núcleo de apoio da primeira-dama, Valdomiro Arruda informou que a ação social terá continuidade ao longo do ano com previsão de entrega de novos óculos. Segundo ele, as meninas do Siminina já receberam e os próximos a receber os óculos serão os idosos.