Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / FOLIA DE MOMO

04 de Março de 2019 09h00

Cras Osmar Cabral realizou blitz educativa para uma folia de Carnaval com segurança

04/03/2019

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Quem passou pela Avenida Carlos Addor de Souza, na rotatória dos bairros São João Del Rey e Osmar Cabral, próxima à Base da Polícia Militar, recebeu orientações quantos aos cuidados necessários para aproveitar de forma tranquila o carnaval. Uma blitz educativa voltada para a prevenção de acidentes de trânsito neste período festivo com entrega de panfletos, preservativos e garrafas de água foram entregues aos motoristas e pedestres pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Osmar Cabral.

Com a chamada “Pare, Pense e Use”, a proposta foi a de levar informações sobre as DST’s com dicas e cuidados, além da orientação aos motoristas e pedestres quanto à responsabilidade no trânsito, evitando acidentes e ressaltar que bebida e direção não combinam. Durante a ação foram abordados mais de 250 veículos. A ação contou com a parceria da Secretaria de Saúde (PSF), Sesc Balneário e Polícia Militar.

A ação foi desenvolvida devido ao feriado prolongado de Carnaval, período em que aumentam o consumo de bebidas e o fluxo de veículos em rodovias.

“Mesmo diante do acesso à informação, ainda nos deparamos com uma realidade muito triste de mortes no trânsito, ocasionadas por embriagues, e o alto índice também de contaminação de pessoas  por doenças sexualmente transmissíveis. Tudo isso aumenta nas épocas festivas, como o Carnaval. Temos que quebrar este tabu e começarmos a mudar esta cultura, falando mais desta realidade,” disse a coordenadora do Cras Osmar Cabral, Onilce Helena do Nascimento.

“Esse é mais um Carnaval que se aproxima. Sabemos que durante esse período de festas, alguns condutores não têm responsabilidade para saber que há maneiras de se aproveitar a folia com segurança. É necessária uma brincadeira com consciência, pois devemos sempre preservar a vida”, finalizou Onilce.