Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / QUALIDADE DE VIDA

17 de Fevereiro de 2020 10h41

Cras Jardim Araçá promove atividades voltadas para o bem estar dos idosos

17/02/2020

CAROLINA MIRANDA

Jose Ferreira

Tardes cheias de partilha, alegria, convívio e muitas risadas. Essas são características da rotina do Grupo de Idosos que se reúne uma vez por semana, sempre as quartas-feiras para participar das atividades ofertadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Araçá.  Os eventos contribuem na socialização e na prevenção ou recuperação de problemas de saúde.

Com a sala sempre lotada de jovens da melhor idade, com a realização do primeiro concurso público voltado exclusivamente para atender a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, a unidade conta agora com uma equipe multidisciplinar composta de 01 psicólogo, 01 pedagogo, 02 orientadores e 02 assistentes sociais. “Agora, muito mais do que aprender a fazer artesanatos, os idosos participam de rodas de conversa e momentos de interação, onde são trabalhados temas como afetividade, acolhimento e sobre a importância da autoestima e do bem estar com a saúde”, disse a coordenadora do Cras Jardim Araçá, Márcia Auxiliadora Sant’Ana.

Nos casos em que há necessidade de consultas médicas, Márcia explica que são feitos os encaminhamentos para as unidades básicas da região Oeste. “Sem falar dos voluntários que temos aqui em nosso Cras. Só tenho a agradecer todo esse carinho dispensado como nossos idosos. Dar de si antes de pensar em si. Quando a gente doa a gente recebe em dobro”, contou.

E por falar em parceria, o grupo de idosos recebeu uma visita especial na semana passada. A humorista Cris Cuiabá levou um pouco da cultura cuiabana, fazendo com que todos pudessem relembrar um pouco da sua infância, muitas delas vividas na zona rural, como fazendas e sítios. “Essa visita foi para dar continuidade às atividades trabalhadas sobre a linha do tempo, onde os participantes trabalharam a linha do tempo”, explicou Márcia.

Francisco da Silva, 77 anos é um dos participantes assíduos do grupo. O segredo é cuidar da saúde, não perder noite e participar de atividades em grupo. “Não podemos deixar a solidão bater a nossa porta. Temos que viver todos os dias com muita alegria e disposição. E nesse grupo eu encontro tudo isso e mais um pouco. Estou queimando gasolina azul”, contou Francisco.

A socialização é o principal atrativo para Maria Nogueira, 60 anos. Ela também faz parte do grupo. Inicialmente, ela veio a convite de uma amiga, já integrante. Mesmo ainda relutante em conhecer o projeto, acabou ficando. “Já estou em uma idade na qual não preciso me preocupar com tanta coisa em casa, como quando mais jovem. Toda semana eu venho e sinto falta quando não tem”, conta.

Conforme a coordenadora, para participar, o idoso passa por um atendimento inicial, que realiza o cadastro e avalia de que forma o idoso pode se programar dentro das atividades do Cras.