Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INTERAÇÃO

15 de Junho de 2018 17h44

Copa do Mundo de Futebol é tema de ação interativa nas unidades assistenciais da Capital

15/06/2018

LUCIANA SOUZA

Vicente Aquino

A equipe das unidades de assistência da Capital estão vestidas de verde e amarelo, aguardando a taça do hexa da Seleção Brasileira de Futebol, que estreia no Mundial da Rússia neste domingo (17), contra a Suíça, às 14 horas.  A ação, destacando o evento mundial de futebol, faz parte do plano de atividades de interação proposto pela primeira-dama Márcia Pinheiro e objetiva proporcionar momentos agradáveis aos grupos assistidos pelo município, fazendo com que se sintam parte de uma família.  

“A proposta é construir um cenário a partir de temas atuais, que ajudem no desenvolvimento das ferramentas de assistência voltadas, principalmente, às pessoas em situação de vulnerabilidade.  E a Copa do Mundo de Futebol é um momento em que, naturalmente, as pessoas se unem, se envolvem em um só emoção. O evento tem essa magia, e, com isso, queremos que nossos cidadãos se sintam parte dessa esfera, como personagens principais desse enredo esportivo.  É algo simples, mas temos certeza, grandioso para muitos”, ressalta Márcia.

Unidades como o Centro de Conivência para Idosos (CCI) Padre Firmo e a Casa de Amparo à Mulheres Vítimas de Violência, já estão com toda decoração pronta à espera do primeiro confronto. “Parece algo simples, mas nós que convivemos com eles diariamente, sabemos da importância desses momentos. São assim que conseguimos alcançar resultados de transformação de vida de muitos aqui. Quando montamos e entregamos esses cenários, eles se sentem abraçados, importantes e isso desperta autoestima, bem-estar e animação para fazerem mais atividades. Muitos chegam aqui depressivos, sem perspectivas e após algum tempo, notamos melhoras significativas”, diz a coordenadora do CCI Padre Firmo, Fernanda Manfrin.

Além da decoração, cada unidade deve desenvolver alguns exercícios recreativos sobre a Copa, auxiliando no plano de ações de cada grupo e faixa etária. Todo o processo de atividades é monitorado pelo secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho. Ele reitera a importância das ações, principalmente, entre as secretarias e suas repartições. “É um alinhamento que vem somar ao processo, pois podemos aproveitar as ferramentas disponíveis no município e agregá-las a vários projetos", finaliza o secretário. 

O Brasil está no grupo E da Copa, junto com as Seleções da Suíça, Costa Rica e Sérvia. Nesta primeira fase, a camisa amarela entra em campo por três vezes. O primeiro jogo, como já citado acima, contra a Suíça, neste domingo (17), às 14h; o segundo no dia 22 de junho (sexta-feira), contra a Costa Rica, às 8 horas; e o terceiro embate será no dia 27 de junho (quarta-feira), às 15 horas. Podem entrar em campo pela Seleção Brasileira, jogadores como Neymar, Thiago Silva, Willian e Fernadinho e os goleiros Cássio Ramos e Allison.