Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

30 de Julho de 2010 17h13

Conselheiros tutelares falam de conquistas e reivindicam melhorias ao prefeito

30/07/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Liderados pelo secretário Jader Moraes (Assistência Social), os coordenadores dos Conselhos Tutelares de Cuiabá se reuniram hoje (30-07), às 16h30m, com o prefeito da Capital, Chico Galindo. Segundo o secretário Jader, o objetivo foi expor ao prefeito os avanços conquistados pelos Conselhos e a necessidade de que ocorram melhorias graduais, como reformas nas unidades operacionais, para um atendimento 100% eficaz da rede tutelar, “que é meta da atual gestão”, conforme lembraram.

"O prefeito Chico Galindo tem-se preocupado em dotar as unidades dos Conselhos Tutelares de toda a infraestrutura que permita dinamizar as ações sociais previstas para essas Pastas. Reformar os atuais prédios se inclui entre as necessidades básicas, ainda que a parte operacional hoje corresponda à expectativa de suprir as demandas mais críticas a campo, com a utilização de veículos novos (Seder), novos computadores e treinamento qualificado dos coordenadores, via Escola de Conselho", disse o secretário.

Entre os benefícios trabalhados para a categoria, também segundo ele, consta o acréscimo salarial e condições salutares para que desenvolvam seu trabalho a contento. "Existe hoje a necessidade de contarmos com mais motoristas, em decorrência da sobrecarga de trabalho dos nossos profissionais. Mas eu considero este outro item reivindicatório em fase de avanço, para efetivamente ser consolidado pelas vias legais, após ser aprovado pela Câmara. Dentro das possibilidades disponíveis, deve acontecer", analisou.

 

Jader observa que a estrutura dos Conselhos Tutelares daqui é superior à de muitas cidades do mesmo porte de Cuiabá. "Cuiabá está dentro da média da expectativa. Com as equipes que temos nós conseguimos atingir as metas traçadas. Uma das ideias em fase de estudos é a implantação dos Conselhos Tutelares Itinerantes, voltados às áreas distritais como Guia, Aguaçu e outros. Isso permitiria manter vigilância constante em lugares onde a prostituição infantil ainda acontece, assistir às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, alto risco social, seja pelo fator da violência, abuso sexual, drogas ou outros motivos".

O secretário salientou estar muito preocupado com os reflexos sociais que serão gerados com a realização da Copa 2014 em Cuiabá, principalmente quanto ao risco do acréscimo dos índices de prostituição em geral que o tradicional certame esportivo registra mundo afora, legado pra lá de negativo, lamenta. "Fala-se muito na edificação de residenciais, moradias para comportar o chamamento turístico da Copa 2014 e o inchaço natural das cidades sedes, após o transcurso dos jogos. A meu ver, cada condomínio a ser construído tem de contar também com, no mínimo, uma escola", ressaltou.