Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / DIÁLOGO

29 de Maio de 2017 07h45

Conferência municipal fortalece políticas públicas afirmativas em prol da igualdade racial

29/05/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

O Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Cuiabá (CMPIR) realiza no próximo dia 03 de junho a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento, que acontecerá na Casa dos Conselhos, visa solidificar e fortalecer as políticas públicas afirmativas em prol da cultura afrodescendente, além de ratificar a constante luta em busca de oportunidades igualitárias, independentes de gênero ou raça.

“Nosso objetivo é discutir a implementação de ações articuladas entre o poder público e entidades beneficentes, no combate à prática de atos de preconceito e racismo, contra indivíduos marginalizados pela sociedade. Com o tema central ‘Brasil na década dos afrodescendentes’, esta conferência vai tratar sobre a fortíssima identidade cultural deste povo, que tem ligação direta com a formação da própria identidade do nosso país. Queremos ampliar o debate sobre quais ações podem ser aplicadas e quais podem ser intensificadas, para que o respeito mútuo entre as mais diversas raças, credos e tradições seja uma constante permanente na vida em sociedade”, afirmou Edevande Pinho de França, presidente do CMPIR.

Ao longo de todo o dia, membros da sociedade civil organizada e demais interessados poderão dialogar sobre alguns dos preconceitos enfrentados pelas comunidades negras, como a discriminação contra religiões de matriz africana. Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal e coordenador da IV Conferência, Pedro Reis de Oliveira, ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças são crimes de ódio, que precisam ser eliminados do convívio social.

“As religiões enraizadas na matriz africana costumam ser alvos frequentes de piadas pejorativas e ofensas que constrangem seus adeptos. Este tipo de intolerância ainda permite que haja um abismo entre as raças, uma vez que a não aceitação impossibilita a convivência harmônica. Nesta conferência nós queremos explanar este assunto, abordando os perigos, como combater este problema, além de gerar uma consciência sociocultural em todos os participantes, para que tanto práticas racistas impregnadas no meio social, como intolerância religiosa sejam eliminadas do nosso contexto. O Brasil é um país plural, com culturas e raças diversas e nós queremos promover e propagar esta premissa que faz desta terra uma das mais ricas cultural e socialmente falando”, concluiu.