Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SUGESTÃO DE PAUTA

17 de Maio de 2018 17h04

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

17/05/2018

ADILSON MORAES

Smasdh

Com o slogan da Campanha Nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, a Prefeitura de Cuiabá realiza nesta sexta-feira (18), a mobilização ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação acontece na Praça Alencastro, a partir das 8h30, e tem como objetivo reforçar os trabalhos desenvolvidos entre as redes de serviços socioassistenciais, promovendo atividades que conscientizem a população da sua responsabilização na proteção da criança e do adolescente. 

A mobilização contará com equipes da Assistência e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -  – CMDCA, que distribuírão panfletos, farão mini palestras e orientarão aos cidadãos sobre o assunto em pauta, além dos informes quanto ao funcionamento das unidades de atendimento assistenciais do município. 

 

REPERCUSSÃO:

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Osvaldo dos Santos Lara fala da importância dessa mobilização de combate a esses tipos de violências.

“Está de parabéns a Prefeitura de Cuiabá, em especial a SMASDH no engajamento na mobilização contra a violência sexual de criança e adolescente. Dados do disque 100 apontam que 60% dos casos de denúncia nesse canal versam sobre abuso sexual de crianças e adolescentes. Esses dados nos remetem à importância do engajamento da sociedade nesta ação, e, neste sentido a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá está mobilizada com seus profissionais para mitigar essa que é umas das mais cruéis violência que se pode cometer com o ser humano, sobretudo quando está com seu caráter em formação e precisa de cuidado e proteção integral”, relatou Lara.

O Secretario Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho também esclarece sobre o Projeto Faça Bonito na defesa das crianças e adolescentes em proteção contra esse grande mal que afeta a sociedade. “A intenção da Prefeitura Municipal de Cuiabá é justamente sensibilizar e mobilizar a população em geral, e principalmente os formadores de opinião para motivar ações espontâneas das pessoas para reconhecer, denunciar, e, com isso, proteger as crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual", ponderou Wilton Coelho.

 

Serviço

 

Data: 18 de maio (sexta-feira)

Horário: 8h30

Local: Praça Alencastro