Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / INCLUSÃO

20 de Outubro de 2017 09h45

Centro de Convivência do Idoso comemora 18 anos reunindo 400 idosos

20/10/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Vicente Aquino

As atividades da 11ª Semana do Idoso realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da secretaria de Assistência Social de Desenvolvimento Humano, têm proporcionado uma série de ações nos Centros de Convivência do Idoso (CCI) da Capital, durante o mês de Outubro. Uma delas ocorreu nesta quinta-feira, 19, no Centro de Convivência do Idoso Aideê Pereira, no bairro Jardim Novo Horizonte I, que completou 18 anos de criação do centro.

Cerca de 400 idosos participaram das comemorações de 18 anos, com a celebração de uma missa em ação de graças, seguido de um café da manhã, apresentações culturais, sorteio de brindes e almoço com direito ao bolo de aniversário.

O Centro de Convivência de Idosos do Novo Horizonte possui 485 idosos cadastrados, com aulas de alfabetização, pintura, bordado, crochê, dança de salão, academia, caminhada e um espaço agradável de convivência. O local é coordenado pela servidora Antônia Fernandes, há 11 anos à frente da entidade.  

“E com muita alegria e de coração que recebo todos nas comemorações desses 18 anos do Centro de Convivência, que tem uma historia bonita. Quero externar a minha gratidão aos meus colegas de trabalho, a Secretaria de Assistência social, a Prefeitura de Cuiabá, aos nossos parceiros e voluntários que nos ajuda diariamente para que tudo funcione para dar qualidade de vida aos nossos idosos,” destacou Antônia.  `

Nesta 11ª edição da Semana do Idoso, a Secretaria Assistência Social e Desenvolvimento Humano e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa puderam contar com a participação de entidades privadas por meio do Fundo Municipal de Apoio a Politica do Idoso, que tem a função de facilitar a captação, o repasse e as aplicações dos recursos destinados à pesquisa, ao estudo e o desenvolvimento de ações que visem o fortalecimento da Política Pública para a Pessoa Idosa no município de Cuiabá.

“Nesta 11ª primeira edição da semana dedicada ao idoso, que se estende durante todo o mês de outubro, fez com que união do Conselho com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano conseguisse oferecer um aporte financeiro para os projetos de Qualidade de Vida da Terceira Idade, como esta festa de hoje que pode contar com recursos do Fundo de Apoio à Pessoa Idosa. Os recursos do Fundo vêm da colaboração do imposto de renda da iniciativa privada, possibilitando a realização de cursos, palestras, compra de bens móveis e muitas outras coisas", ressalta Carlos Eduardo Souza Viriato, vice-presidente do Conselho.

Ele ainda pontuou que a atual gestão está atuando de forma mais efetiva ao Conselho e destacou o empenho da primeira-dama, Márcia Pinheiro, e do secretário Wilton Coelho, que abraçaram os Centros de Convivência dos Idosos, “provando que a Prefeitura de Cuiabá chegou com um olhar diferente para o idoso e para a população, o que ofereceu a oportunidade do projeto para construção de um novo Centro de Convivência na região do bairro Verdão para atender comunidades adjacentes”.

A animação entre os idosos era contagiante, muitos dos presentes, vindo de outros centros puderam participar do evento por conta do apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, que cedeu os ônibus para o transporte dos convidados.   

“Minha filha isso aqui é uma benção pra nós. Eu frequento aqui toda vida... Desde que criou. Eu venho pra cá e esqueço da vida, mas o que eu mais gosto aqui é de estudar, a gente precisa refrescar a memória, ainda mais eu que já tô com 92 anos”, revelou dona Maria Josefina Brito.

“Eu vim conhecer o Centro de janeiro pra cá. E desde então esses encontros têm sido importantes na minha vida, meus filhos e netos já estão todos criados, e agora só quero  aproveitar a vida com alegria e animação, fazendo novos amigos todos os dias” agradeceu Azaias Souza Brito, que frequenta o CCI João Guerreiro.

Cuiabá possui cerca de 150 mil idosos. A Prefeitura de Cuiabá mantém quatro unidades de convivência dos idosos, onde proporciona atendimentos de saúde, psicossociais e terapêuticos inteiramente gratuitos.  

Para se integrar a um dos Centros de Convivência de Idoso, a pessoa com mais de 60 anos deve apresentar carteira de identidade com foto e comprovar que reside em Cuiabá.