Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VALORIZAÇÃO DO IDOSO

14 de Novembro de 2018 16h00

Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro é entregue após ser revitalizado

14/11/2018

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Uma linda apresentação do grupo de Yoga marcou a solenidade de entrega da revitalização do Centro de Convivência de Idosos (CCI) João Guerreiro na manhã desta quarta-feira (14), sendo uma das atividades oferecidas às pessoas da Terceira Idade da região Sul de Cuiabá.

O casal Francisca Balduína, 80 anos, e Julião da Silva, 78, estiveram presentes na festividade. Eles frequentam o CCI há mais de cinco anos. Segundo nos contou dona Francisca, no Rio de Janeiro, cidade natal, não podiam contar com um serviço desse tipo na terra carioca voltado à pessoa idosa como aqui em Cuiabá. “Se já era bom, agora vai ficar melhor ainda. Com essa reforma aqui no Centro de Convivência poderemos contar com um espaço bem mais especializado. A nossa piscina foi toda reformada. Estamos muito satisfeitos”, disse ela.

O senhor Valdemar Oliveira, 64, também fez questão de parabenizar a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro em realizar a reforma do CCI tão esperada por eles que frequentam. “Nós que usufruímos dos serviços há tempos esperávamos por melhorias no Centro. O prefeito Emanuel Pinheiro atendeu o nosso pedido. Agora teremos um espaço bem mais eficiente e de acordo para atender às nossas necessidades”, salientou.

Ao todo são atendidos na Unidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, 463 idosos pertencentes a 30 bairros da região Sul da Capital.

O filho do patrono que leva o nome do CCI, Eugênio dos Santos se fez presente na solenidade de entrega. Na oportunidade ele falou da importância da manutenção dos serviços. Para ele, as unidades voltadas ao atendimento da pessoa idosa, é uma das mais importantes, senão a mais dentre todas outras, dentro de uma administração municipal. “O prefeito Emanuel Pinheiro está desenvolvendo um belíssimo trabalho. As pessoas da terceira idade merecem todo respeito da sociedade, pois muito já fizeram e continuam fazendo pelo Município. A reforma feita ficou muito boa, de ótima qualidade”, afirmou ele.

Durante o ato da inauguração, o prefeito Emanuel Pinheiro foi homenageado, ele recebeu um presente como forma de reconhecimento pelo cuidado especial que vem oferecendo aos idosos. Um artesanato feito com tampinhas de latinhas de refrigerantes. Diante da honrosa homenagem, Pinheiro fez questão de reafirmar que é marca da sua gestão a valorização do idoso, com a elaboração de políticas públicas efetivas voltadas a esse público da melhor idade. “Vamos nos desdobrar até os últimos dias frente à prefeitura a fim de desenvolver trabalhos e ações voltadas a oferecer uma cidade de qualidade para todos os cidadãos. A cidade vive nos que vivem nela, como diz o trecho de uma música regional”, comentou Pinheiro.

O prefeito voltou a dizer que a entrega da revitalização é a comprovação do nosso compromisso de gestão, é com essa finalidade que trabalhamos incansavelmente para entregar obras de melhorias a fim de satisfazer as necessidades da população. “Essa segunda unidade de um total de quatro CCI’s representa e reafirma a nossa meta que é a valorização de cada cidadão com uma cidade boa para se viver com dignidade e segurança”.

A unidade recebeu, pela primeira vez após oito anos de fundação, a reforma completa em sua estrutura. Foram realizados os serviços de pintura, troca de telhado, piso, troca da parte elétrica, portas e janelas, melhorias nos banheiros e acessibilidade. Além disso, a unidade também recebeu a revitalização na parte de jardinagem, calçadas e meio-fio e a instalação de novos equipamentos para a prática de exercícios físicos e de lazer.

As reformas cumprem com compromisso da gestão atual de valorização da pessoa idosa, por meio da criação de novas políticas públicas e a intensificação de ações integradas pela intersetorialidade, envolvendo várias pastas do município. “Essas reformas só estão sendo realizadas e entregues à população, graças ao compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro em prestar um atendimento de qualidade e excelência às pessoas da melhor idade. Várias parcerias foram firmadas para que essas obras de revitalização sejam feitas nesses Centros de Convivência”, disse o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

O CCI, que faz parte da rede de atendimento à pessoa idosa da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, composta por mais três unidades, que também passam por reformas, sendo uma já entregue no final do mês de outubro e outras previstas para os próximos meses.

Os serviços ofertados na Unidade são aulas de hidroginástica, ginástica laboral, confecção de artesanatos, alfabetização e yoga. “Já para a próxima semana, onde retornamos com as atividades, os idosos terão atendimento médico. Mais um avanço para melhor atender nossos assistidos”, agradeceu o coordenador do CCI João Guerreiro, Diego Henrique da Silva.