Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / AQUECE CUIABÁ

22 de Maio de 2018 12h38

Campanha chega a 5 mil cobertores arrecadados e doações vão até dia 21 de junho

22/05/2018

RUAN CUNHA

Luiz Alves

A arrecadação da campanha Aquece Cuiabá já acumula em torno de cinco mil cobertores e as doações vão até o dia 21 de junho, data do início do inverno. A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, idealizadora da ação, ressalta a importância do envolvimento da sociedade para ajudar aquelas pessoas mais necessitadas.

“Peço a ajuda de todas as pessoas e segmentos empresariais. Ano passado foram 20 mil cobertores e, esse ano, vamos atingir novamente essa número ou superar. Depois da fome vem o frio e, muitas vezes, não temos noção do que é passar frio, pois temos casa e conforto. Na edição anterior conhecemos muitas histórias incríveis e pudemos saber o quanto um cobertor simples pode ser de grande ajuda. Portanto, peço a colaboração de todos”, frisou Márcia.

As doações, até o momento, foram 45% de pessoas físicas - grupo que representa a sociedade civil e a população em geral - e 55% de empresários e grupos organizados. As doação podem de ser feitas pela internet onde o cobertor é mais em conta com valor final de R$ 10,40 por unidade, já com impostos e frete incluso.

Outra opção oferecida ao doador é a compra do cobertor em qualquer loja de sua preferência, nesse caso os cobertores podem ser depositados em qualquer um dos 10 pontos de coleta espalhados pela capital.

Os cobertores arrecadados são destinados a pessoas e famílias em vulnerabilidade social, apontadas pelos Conselhos Municipais ligado à Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

A campanha ainda conta com a ação especial específica aos moradores em situação de rua. Nessa linha de entrega, o grupo de voluntariado da campanha, em companhia de técnicos em abordagem da Assistência Social, vão para as ruas da capital e visitam pontos de aglomeração de moradores de rua para oferecer cobertores para as noites de frio e ainda encaminhar aos serviços sociais da prefeitura como, por exemplo, o direcionamento a albergues, inclusão em programas, dentre outros.   

“Novamente reforço a ajuda de todos porque a demanda existe. Cuiabá tem o clima quente, porém o frio chega e quando vem, muitas vezes, essas pessoas não estão preparadas. Existem famílias em situação muito crítica e que o cobertor contribui muito para proteger e ajuda numa eventual necessidade extrema”, contou.

Vale lembrar que as massas frias começam a se deslocar pelo País ainda durante o outono, atual estação, e apesar de auge do frio situar-se entre maio e julho, no centro-oeste brasileiro as massas de ar polar surgem pontualmente entre abril e setembro.

Mais informações www.aquececuiaba.com.br