Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / CHÁ SOLIDÁRIO

10 de Agosto de 2017 16h36

Autoridades, voluntárias e instituições se unem para reformar Casa de Amparo

10/08/2017

RUAN CUNHA

A nova fase da Casa de Amparo, instituição referência em Mato Grosso no acolhimento às mulheres em situação de risco, foi iniciada durante o Chá Solidário realizado, nesta quarta-feira (09), na Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) para angariar fundos em prol da reforma da entidade social.

A iniciativa partiu da união de esforços de parceiros, figuras públicas e representantes de instituições e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, grupo que constatou, em abril, durante vistoria ao local, diversos problemas estruturais e a necessidade de implementação de políticas públicas para as mulheres.

Neste prisma, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, foi uma das principais parceiras, ao lado de membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça e tantos outros, na realização do evento, que teve toda sua venda de convite revertida em recursos para a reforma da infraestrutura da Casa de Amparo.

“Entre meus principais objetivos nesses anos em que estou primeira-dama da capital será buscar ações para a igualdade, Justiça e à defesa da mulher cuiabana. E esse trabalho começa unindo forças com pessoas já engajadas nessa causa, assim como outras dispostas a propiciar melhores condições às mulheres vítimas de violência para que elas possam passar pela Casa e ter mais segurança emocional”, destacou Márcia.

A importância dos parceiros também foi ressaltada pela fundadora da Casa de Amparo, a primeira delegada de Mato Grosso, Miedir Santana da Silva. A aposentada contou sobre a criação da unidade idealizada à época em que exercia a função na Delegacia da Mulher.

“Tudo o que sofri como delegada eu pude resolver na Casa de Amparo e foi um caminho bastante percorrido por outras delegadas porque a mulher chegava à delegacia e não queria voltar para casa com medo. Então tinha que manda-la para algum lugar e a Casa Amparo facilitou. Tive muito apoio na época e fico muito feliz de ver todas essas pessoas trabalhando em prol desta causa. Nós precisamos estruturar muito bem a Casa para as mulheres vítimas de violência doméstica”, contou Miedir.

No ano passado, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher registrou 1.555 medidas protetivas da Lei Maria da Penha (11.340/06) e conforme frisou o Juiz da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher, Jamilson Hadadd Campos, o Brasil é o quinto país no mundo mais violento em crimes contra a mulher, portanto ações voltadas à causa são de “extrema relevância”, segundo o magistrado.

“Eu fico muito feliz de ver um movimento de cunho eminentemente social com essa grandeza onde eu percebo na fisionomia das pessoas que aqui se encontram uma alegria legítima em apoiar essa causa. O Poder Judiciário, na pessoa da desembargadora Maria Erotides Kneip, fica muito feliz dessa parceria. Digo que é um motivo especial para outras ações estratégicas e sociais para essas mulheres que não têm amparo e agora com esse amparo qualificado e apoiado pelo poder público tem tudo e mais um pouco para que funcione bem”, avaliou o magistrado.

Criada há quinze anos pelo Executivo Municipal em conjunto com outros parceiros, a Casa de Amparo, respaldada pela Secretaria de Assistência Social de Cuiabá, busca alternativas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e desempenha o importante auxílio de reabilitação psicológica para as denunciantes de agressões. 

"Ao lado da primeira-dama Márcia Pinheiro vou ser participativo em todas as questões relacionadas a Mulher. Seja nesse ponto tão sensível que é a violência doméstica e tudo que está interligado: igualdade, oportunidade, reconhecimento, valorização, pois, tudo são conjunto de fatores que somados vão quebrar essa lastimável situação de violência doméstica. Nossa gestão é de humanização e vamos trabalhar seja nas questões sociais, seja em qualquer área para, ao final do mandato, possuirmos um quadro menor dessa violência tão lamentável que é a agressão contra às mulheres", enfatizou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, qual esteve no evento acompanhado da primeira-dama.