Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / MUTIRÃO BPC

09 de Julho de 2018 17h15

Assistência realiza mutirão do Benefício de Prestação Continuada no Cras Osmar Cabral

09/07/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Arquivo

O mutirão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) desta semana está acontecendo na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Osmar Cabral. A equipe da Secretaria de Asistência  Social e Desenvolvimento Humano estará presente na unidade durante os cinco dias desta semana (9 a 13 de julho), onde realiza o cadastramento dos beneficiários do auxílio -  idosos acima de 65 anos e pessoas portadoras de alguma deficiência comprovada por laudo médico, em situação de vulnerabilidade social.

A inclusão é uma determinação do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), sob a Portaria Interministerial nº 5/2017, publicada no Diário Oficial da União em 26 de dezembro de 2017, e os beneficiários têm até 31 de dezembro de 2018 para realizarem a inscrição, evitando o bloqueio do auxílio financeiro. Diante disso, a coordenadora dos Programas Sociais da Capital, Claudete Orso, alerta que o não cumprimento das novas normas, ocasionará no bloqueio do benefício.

“As regras foram alteradas pelo MDS no último ano, visando mais transparência e lisura ao processo. Assim, é importante que os beneficiários fiquem alentos às novas regras e efetuem o cadastramento dentro do prazo, para evitar suspensão do benefício, o que demandaria um extenso tempo junto aos órgãos reguladores para a liberação do valor novamente”, explica.

De acordo ainda com a coordenadora, as novas normas também valem para os beneficiários já inclusos no sistema do CadÚnico há mais de dois. "Esses também precisam realizar a atualização de seus dados cadastrais, e os  novos benefícios serão automaticamente inscritos no Cadastro”, observa.  

Além da presença dos agentes de cadastramento na unidade, a ação, que objetiva reforçar a inclusão para alcançar os mais de 7 mil beneficiários que necessitam se cadastrar no CadÚnico, ainda conta com as visitas domiciliares aos beneficiários acima de 85 anos, ou àqueles de qualquer idade sem condições de locomoção. “Neste caso, o responsável pode informar na unidade do Cras e a agente de assistência irá até a residência efetuar o cadastramento”, completa Claudete.

Atualmente, na Capital há 12 mil beneficiários do BPC. Desses, 5 mil já estão inscritos no CadÚnico e mais de 7.300 estão irregulares. “É importante lembrar que esse beneficiário pode fazer a inclusão dos dados após o término do mutirão. Essa é uma ação complementar ao cadastramento. Mas vale observar também que não deixem para o último dia e evitem, assim, contratempos”, ressalta.

O processo de atualização também pode ser feito, além das unidades dos Cras, na Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Dom Aquino, nº 184, bairro Dom Aquino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Próximos mutirões  

Cras Tijucal – 16/07 a 20/07/2018.      

Cras Nova Esperança – 23/07 a 27/07/2018.

Cras Pedra 90 – 06/08 a 10/08/2018.