Terça, 19 de junho de 2018, 16h41
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Assistência Social e Desenvolvimento Humano / SOLIDARIEDADE

Aquece Cuiabá muda conceito de campanhas de Inverno e vira referência

Este ano, campanhas de cobertores também foram realizadas em Rondonópolis, Tangará da Serra, São Pedro da Cipa, Alto Araguaia, dentre outros municípios


A campanha Aquece Cuiabá, que arrecadou mais de 20 mil cobertores em 2017, tem se tornado referência em Mato Grosso nesta 2ª edição, principalmente por conta do novo conceito pensado para as ações solidárias de Inverno e também pela logística de doação, arrecadação e distribuição.

Apoiada pela Prefeitura de Cuiabá, a ação idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro tem servido de inspiração para outras campanhas como, por exemplo, a de doação de agasalhos da Associação das Primeiras-damas do Estado de Mato Grosso (APDM).

A campanha em questão, que está no seu terceiro ano, arrecadava somente roupas de frio, calçados e agasalhos. Entretanto, este ano, a associação responsável resolveu adotar os cobertores e os mesmos moldes logísticos da  Aquece Cuiabá, ao fechar parceria com a distribuidora Lepin Enxovais, de São Paulo (Capital). A empresa abriga em seu site de compras de cobertores mais de 200 iniciativas voltadas para levar conforto e acalento para moradores de rua durante o inverno.

“Como a campanha da primeira-dama de Cuiabá é muito forte e consegue atender toda a demanda local, nós direcionamos os agasalhos, roupas, blusas e agora cobertores da nossa proposta para os municípios de pequeno porte de Mato Grosso. Este ano ousamos ao fechar a parceria com uma distribuidora, tomando a Aquece Cuiabá como uma referência”, explicou Danielle Ribeiro, do departamento administrativo da APDM.

O proprietário da empresa, Leonardo Gaspar, revelou durante a visita da primeira-dama Márcia Pinheiro, na última semana, que tem sido bastante procurado por grupos mato-grossenses na intenção de também hospedar suas campanhas, como é o caso da Prefeitura de São Pedro da Cipa, município da região Sudeste do Estado.

“O município me ligou e falou da campanha de Cuiabá e que queria fazer igual em sua cidade. Está acontecendo algo muito especial, estão usando como inspiração a campanha Aquece Cuiabá para fazer a mesma ação”, contou o empresário, que ainda destacou a inovação conceitual da Prefeitura da Capital por também atender famílias em vulnerabilidade social - o que se diferencia das demais campanhas presentes em seu site de venda.

“Nós fazemos essas campanhas há muito tempo com outros grupos e a maioria dos nossos parceiros, arrisco dizer que 99% deles, destinam os cobertores apenas para moradores em situação de rua. Essa segmentação com os conselhos municipais, entidades e famílias carentes é muito interessante e inovadora”, disse.

Distribuição

Recebem as doações da Aquece Cuiabá 120 instituições sociais, como o Centro de Pastoral para Migrantes - que abriga os refugiados oriundos da Venezuela. A distribuição é feita conforme a necessidade. Atualmente existe uma faixa de 17 e 20 mil famílias cadastradas nessas instituições, que são diretamente contempladas com cobertores coletados.

A metodologia da campanha ainda garante maior transparência e credibilidade, uma vez que essas instituições são apontadas pela Casa dos Conselhos, composta pelas oito unidades de esfera municipal. “Esta proposta é vanguardista, porque você interage com a sociedade civil, mostra que está antenado às vozes sociais e às entidades não governamentais, socializando assim as informações e a quem ajudar”, frisou o presidente do Conselho do Idoso, Jerônimo Barbosa.

Além das famílias em vulnerabilidade social, o projeto também atende as pessoas em situação de rua com ações pontuais e específicas realizadas durante todas as frentes frias registradas na Capital. Na última semana, atendimentos desse tipo foram realizados, mediante o mapeamento dos 15 principais pontos de aglomeração, feito pela equipe da campanha.

“Estamos muito satisfeitos com a repercussão deste trabalho. É sinal de que estamos no caminho certo para promover esse serviço voluntário de humanização em Cuiabá e inspirar e ser referência para outros grupos e pessoas que queiram ajudar seus municípios. É muito gratificante”, externou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Este ano, outros municípios mato-grossenses já realizaram campanhas de cobertores, como é o caso de Rondonópolis, Tangará da Serra, São Pedro da Cipa, Alto Araguaia, entre outros.

 

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