Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / QUALIDADE DE VIDA

23 de Agosto de 2019 15h40

Acolhidos pelo Albergue Municipal do Distrito da Guia terão serviços de saúde

23/08/2019

CAROLINA MIRANDA

vicente aquino

Arquivo

Os 50 acolhidos do Albergue Municipal, localizado no distrito da Guia, em Cuiabá, serão contemplados com serviços de saúde oferecidos pelo Programa Albergue Humanizado lançado pela Prefeitura de Cuiabá no mês de março desse ano, tendo como principal objetivo criar ferramentas que possibilitem o resgate e a inserção social, a partir de ações intersetoriais voltadas à população em situação de rua. 

Os atendimentos serão realizados a partir desta segunda-feira (26) com consultas médicas, encaminhamentos para consultas especializadas e realização de exames de sangue e imagem, acesso a medicamento, atendimento odontológico, acesso ao atendimento na saúde mental, confecção do Cartão Nacional de Saúde (CNS), entre outros. Os trabalhos serão executados pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Região, a partir das 8h.

A coordenadora da Proteção Social Especial, Maggie Carolina Maidana disse que os atendimentos serão realizados até o final do ano, já com um calendário programado de atendimentos, sendo as próximas visitas nos dias 30 de setembro, 28 de outubro, 25 de novembro e 30 de dezembro. “A pessoa com uma saúde em dia, consegue ter mais força para lutar pela sua recuperação, requerer essa cidadania. São iniciativas como essa que nos enchem de esperança e reforça nossa vontade de lutar e fazer o diferencial na vida das pessoas”, reforçou a coordenadora.

O Albergue Distrito da Guia está localizado na Rodovia Elder Cândia, km 07, Estrada da Guia.

FUNCIONAMENTO - Os albergues tem capacidade para atender 50 pessoas, que recebem atendimentos básicos de higiene, refeição e repouso.

As unidades de acolhimento contam com uma equipe multidisciplinar para atendimento dos moradores em situação de rua com acolhimento, triagem e encaminhamento para benefícios sociais e mercado de trabalho.

O tempo de permanência é temporário, podendo o usuário ficar no local por até três meses.