Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

11 de Abril de 2018 13h20

1ª dama determina que parte dos 10 mil kg de alimentos arrecadados durante Multifeira sejam destinados aos venezuelanos

11/04/2018

RUAN CUNHA

Ruan Cunha

Arquivo

A tradicional Multifeira Internacional, evento realizado todos os anos próximo à data de aniversário de Cuiabá, chegou ao seu fim no último domingo (10) e arrecadou cerca de 10 mil toneladas de alimentos não perecíveis que serão destinados para Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano).

Os alimentos serão destinados, diretamente, às entidades sociais cadastradas por meio dos oito conselhos municipais. O critério de distribuição ainda vai ser definido pela pasta de Assistência Social, entretanto, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, determinou que parte da arrecadação seja para atender, de forma prioritária, os 65 venezuelanos recém chegados à Capital, diante da onda migratória em virtude da crise humanitária na Venezuela.

“Conversamos com o secretário Wilton Coelho para que a prioridade seja para atender os irmãos venezuelanos. Vamos demonstrar a eles toda a receptividade cuiabana, todo nosso lado humanizado de atenção com o próximo porque somos, enquanto cidadãos, responsáveis para buscar um mundo melhor para todos. Então, definimos que o topo da lista de prioridade será para essas pessoas, seguido dos cuiabanos menos favorecidos que tanto precisam”, contou Márcia.

Os imigrantes venezuelanos estão acolhidos pela Pastoral do Migrante, entidade social especializada em receber pessoas de outros países, onde receberão alimentos, atendimento médico, abrigo e direcionamento para o mercado de trabalho, tudo com suporte da Prefeitura de Cuiabá.

Os alimentos já são direcionados às instituições de modo sistêmico pela Secretaria de Assistência Social e, com a doação, a suplementação será a mais para suprir as novas necessidades constituídas pela onda migratória.

Parte da arrecadação de alimentos também será destinada ao Hospital do Câncer de Mato Grosso.