Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / OPORTUNIDADE

01 de Março de 2018 10h13

1ª dama conhece Padaria Artesanal em SP e estuda implantação em Cuiabá

01/03/2018

RUAN CUNHA

Fussesp

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, acompanhada do titular da pasta de Assistência Social, Wilton Coelho, estiveram, na última segunda-feira (26.02), em São Paulo capital para conhecer o projeto Padaria Artesanal do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), presidido pela primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin.

Há mais de 17 anos, a Padaria Artesanal é um dos principais projetos da Escola de Qualificação, também idealizado por Lu Alckmin, local que oferece cursos da padaria, de moda e de construção civil onde mais de 180 mil pessoas, em toda grande São Paulo, já foram capacitadas.

No curso em questão, durante um dia inteiro de produtividade teórica e prática, os alunos aprendem a fazer 10 tipos de pães, além de receberem noções de ética, de higiene e de cidadania.  Os pães são feitos com vegetais e frutas e produzidos artesanalmente, como, por exemplo,  Pão de batata com queijo cremoso, Pão de cenoura com goiabada, dentre outros.

A produção e baseada em processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria são compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, conforme apresentado pela coordenadora do programa Priscila Mafra.

Social

Além da profissionalização,  o projeto possui grande viés social e beneficia especialmente as pessoas em vulnerabilidade social sem empregos ou com dificuldades familiar, entre outras situações. A ideia visa a solidariedade educacional e não o assistencialismo.

Em São Paulo, além do público em vulnerabilidade social, pessoas vindas de 17 estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola também já passaram pelo curso de capacitação.

Já em Cuiabá, as primeiras impressões e viabilidade de implantação giram em torno da Padaria Comunitária da Prefeitura de Cuiabá, local onde são produzidos pães para as unidades de assistência social como Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e os diversos outros.

“Acabamos de conhecer a realidade em São Paulo, é uma estrutura bem simples, porém muito eficaz. Agora vamos adequar a nossa padaria para poder implantar essa capacitação e começar a receber as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explicou o secretário Wilton Coelho.

Ainda de acordo com o secretário, o público a ser beneficiado com a capacitação será aquele inscrito  no Cadastro Único, quadro que aponta em Cuiabá cerca de 80 mil pessoas em situações de vulnerabilidade social.

Para a primeira-dama Márcia Pinheiro existe uma necessidade do Poder Público de avançar em relação à mecanismos que ofereçam condições para as pessoas carentes poderem ter oportunidades e melhores perspectivas de vida.

“Esse é um caminho fundamental para oportunizar à população menos favorecida uma vida melhor. Oferecer cursos, capacitação e maneiras dessa pessoas poderem garantir um emprego ou um projeto de trabalho que venha a incrementar a renda dessas familias e levá-las à prosperidade. A Cuiabá que nós queremos é uma terra de oportunidades e o Poder Público tem obrigação de oferecer isso ao seu povo. Portanto, vou apoiar a prefeitura para que possamos trazer esse grande projeto para Cuiabá para podermos ter uma mãe trabalhadora mais preparada para o mercado de trabalho, para garantir o alimento da família no final do mês ou mesmo enriquecer profissionalmente essas pessoas que tanto carecem de oportunidades”, concluiu.