Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SUCESSO

09 de Outubro de 2019 16h04

1ª dama aponta Qualifica 300 como uma das razões pela posição de Cuiabá em ranking de empregos

09/10/2019

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

A primeira-dama Márcia Pinheiro atribuiu o programa Qualifica Cuiabá 300 anos como um dos responsáveis pela 10ª posição de Cuiabá no ranking de criação de vagas de emprego formais, conforme apontado, nesta terça-feira (08.10), pelo Jornal O Globo.

De acordo com a afirmação, os cursos e as áreas oferecidas na 1ª edição do Qualifica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, são ligados diretamente aos empregos formais, os quais à ocupação trabalhista, manual ou intelectual, com benefícios e carteira profissional assinada.

“Quando você olha o rol de cursos da edição em parceria com o Senai, realizada ano passado, você nota aqueles cursos com alta empregabilidade e que o mercado de trabalho aceita de imediato porque exige o mínimo de mão de obra qualificada, gerando assim empregos formais”, explicou.

Os cursos referenciados são os da área de Gestão que englobam Operador de Caixa, Recepcionista, Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo. São mais de 500 alunos formados capacitados, nesse segmento, para atuarem em empresas dos mais diversos ramo de atuação.

Os demais cursos ofertados pela Prefeitura de Cuiabá também possuem envergadura para os empregos formais, além dos informais. Os alunos formados nas áreas da Construção Civil, Alimentos de Bebidas, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuários se dividem entre a atuação independente e os trabalhos formais.

“Temos casos de alunos que empreenderam e estão trabalhando por conta própria e também de alunos que buscarem emprego no mercado de trabalho e foram empregados. A verdade que Cuiabá tem avançado na geração de emprego e cada mais está sendo a Capital da oportunidade. Esse é o nosso grande sonho para que as pessoas dependem menos do Poder Público e podem cuidar de suas famílias da melhor forma”, elencou Márcia.

O Qualifica 300 tem atendido quase 5 mil pessoas entre alunos já formados, empregados, empreendedores e ainda em formação. Além de toda a geração de emprego e renda o programa também tem sido a maior política pública municipal no combate à violência doméstica, uma vez que, forma mulheres para o empreendedorismo e retira a dependência de seus maridos quebrando o ciclo da violência.