Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PROJETO PROTEGER

07 de Abril de 2018 13h20

1º dama acompanha primeiro dia de cadastramento de crianças e adolescentes em show dos 299 de Cuiabá

07/04/2018

RUAN CUNHA

Gustavo Duarte

Arquivo

A 2ª edição do projeto Proteger acontece durante os shows dos 299 anos de Cuiabá, realizado entre os dias 06 e 08 de março, na Orla de Porto. A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, acompanhou o primeiro dia de trabalho da ação voltada a promoção,  prevenção e proteção das crianças e adolescentes.

No primeiro dia de evento, foram pouco mais de 300 crianças foram cadastrastradas  pela equipe multidisciplinar da Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano) composta por  35 profissionais entre psicólogos, monitores, assistentes sociais, entre outros.

A identificação é realizada via abordagem logo na entrada do evento quando os profissionais colocam pulseiras em crianças e adolescentes e orientam os familiares ou responsáveis sobre as violações de direitos como, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas e drogas.

Também foi realizada a conscientização junto aos comerciantes e ambulantes locais sobre o trabalho infantil, a violência e/ou exploração sexual, além de reforçar a proibição de venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

De acordo a assistente social responsável, Hellen Janayna, essa é a primeira linha de trabalho do projeto caracterizado pela prevenção, quesito que tem sido significativamente eficaz dado que, ao final do primeiro dia de ação, nenhum caso de criança em situação de risco foi identificado.

“Esses grandes eventos são pensados para promover nossa cultura, economia e entretenimento, mas, antes de tudo, precisamos pensar em ações para cuidar do público, principalmente dos menores e mais vulneráveis. Então, a Assistência Social do município, juntamente com nosso empenho e apoio, realiza desde o Carnaval esse trabalho, pensado na segurança, na preocupação social e na responsabilidade com nossas crianças e adolescentes para que não venham a ser usadas para praticar crimes e serem vítimas”, explicou Márcia Pinheiro.

Outra linha de trabalho funciona no grande centro de apoio instalado dentro da estrutura das festividades onde o Juizado da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar, parceiros do projeto, dão o devido encaminhamento às crianças e adolescentes em vulnerabilidade.

Entre as finalidades realizadas estão à reintegração familiar, por exemplo, entre outros encaminhamentos constantes no escopo de atuação do projeto Proteger, que vai além da prevenção inicial.

Mariana Rodrigues, de 42 anos, veio de Nobres, município há 124 km de Cuiabá, para as festividades do aniversário da Capital e se impressionou com a segurança que o projeto oferece aos cidadãos.

“Logo na entrada já colocaram a pulseirinha na minha prima e no meu filho e isso me passou muita segurança e despreocupação. Eles pegaram meu número de telefone celular, meu nome e das crianças e isso me deixou muito aliviada porque tem multidão, bebida e tudo mais”, disse Mariana, atendida pela equipe e acompanhada de duas crianças, uma com três anos e outra com sete.