Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / BALANÇO

04 de Janeiro de 2021 15h16

Primeira-dama destaca alcance do Qualifica 300 em avaliação social de 2020

04/01/2021

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

A primeira-dama Márcia Pinheiro destaca o Qualifica Cuiabá 300 anos como grande alicerce social em 2020, principalmente em decorrência dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. O programa da Prefeitura de Cuiabá é voltado à capacitação profissional gratuita da população cuiabana.

“Quando olhamos os impactos sociais da pandemia e as pessoas que perderam seus empregos, você então precisa buscar alternativas para enfrentar essa nova realidade e muitas pessoas viram no Qualifica 300 a oportunidade para gerar renda familiar e garantir o sustento de seus entes”, disse.

Segundo a primeira-dama, centenas de pessoas utilizaram o conhecimento adquirido nos cursos oferecidos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para criar seu próprio empreendimento e, consequentemente, gerar renda familiar.

“Nós temos inúmeros casos como de pessoas que fizeram o curso de corte e costura e confeccionaram máscara durante a pandemia, principalmente no pico dela quando o item estava em falta no mercado. Pessoas que fizeram cursos na área de alimentação e venderam seus produtos alimentícios. São centenas de casos”, contou.

O programa já atingiu 5 mil pessoas, sendo 3,5 mil mulheres, com mais de 40 cursos oferecidos diretamente nos bairros, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social ou carreta móveis, para facilitar o acesso da comunidade.

Mulher            

O alcance social também é visto nas políticas públicas direcionadas às mulheres, público que representa 70% dos alunos do Qualifica 300. O grande engajamento feminino ajudou, segundo o Judiciário mato-grossense, o registro de zero feminicídio, em Cuiabá, no ano de 2019.

“Infelizmente com a quarentena e as famílias em casa tivemos a alta, em 2020, de casos de agressão e feminicídio. Mas, temos relatos desde o ano de 2019 de mulheres que deixaram a dependência financeira de seus parceiros e assim, consequentemente, a violência doméstica familiar”, destacou.

O Qualifica 300 tem se tornado referência em política para mulheres por atrair grande número de mulheres nos cursos de modo a torná-las independentes financeiramente e assim deixar o ciclo da violência doméstica. 

“Quantas mulheres se submetem a situações de violência verbal, psicológica, moral e física por serem dependentes e não ter outra forma de sustentar seus filhos. O programa quebra esse ciclo e dá a oportunidade de mudança de vida”, frisou a primeira-dama.

O programa tem reconhecimento de duas premiações de nível nacional quando recebeu o troféu Amigos da ODS, no Rio de Janeiro, e o prêmio Mentes que Brilham, em São Paulo. Além disso, o Governo Federal lançou o mesmo programa com o mesmo nome - Qualifica Mulher-  para atender 24 mil mulheres em 13 estados brasileiros.

2021

O grande impacto social do programa contribuiu para a diminuição dos índices de desemprego, colocando Cuiabá, em 2019, como uma das menores taxas do país. Em 2020, com a pandemia global, os números aumentaram consideravelmente em virtude dos impactos gerados pela crise de saúde. 

Entretanto, a Prefeitura de Cuiabá trabalha, já no início de 2021, no plano de recuperação do sistema econômico da Capital e o Qualifica 300 está entre as principais ferramentas na busca do restabelecimento da economia com o intuito de promover cursos que gerarão emprego e renda à população, principalmente para os jovens e mulheres.