Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / REDE DE ENFRENTAMENTO

18 de Fevereiro de 2021 17h15

Prefeitura reforça diálogo para ampliação da rede de enfrentamento à violência doméstica

18/02/2021

Carolina Miranda

Assessoria

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá reforçou o diálogo para ampliação da rede de enfrentamento à violência doméstica. Uma das ações de  fortalecimento trata-se da participação em um amplo debate realizado na Associação Matogrossense dos Municípios, promovido pela deputada federal Rosa Neide (PT-MT).

As secretárias da Mulher, Luciana Zamproni e da Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, participaram do evento e representaram a primeira-dama do município, Márcia Pinheiro.

A rede de enfrentamento formata um protocolo específico de atendimento às mulheres, mediante uma ampla campanha de comunicação a ser desenvolvida no Estado.  O objetivo é facilitar o acesso aos canais para denúncia.

A secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, aplaudiu a iniciativa em buscar maneiras práticas e efetivas para elaboração desse ciclo de atendimento.  Ela rememorou que a capital de Mato Grosso é uma das primeiras do país a criar uma pasta exclusiva para formulação e adoção de medidas práticas a essa finalidade.

“Mesmo com pouco tempo de criação, a Secretaria da Mulher tem se empenhado na oferta desse auxílio eficiente com dignidade e de forma humanizada, como prevê a gestão Emanuel Pinheiro”, cita.

Ela relembrou ainda que a pasta da Mulher tem o total reforço da

primeira-dama, que tem como premissa a ajuda à população em situação de vulnerabilidade e risco social, sendo ela a principal idealizadora da pasta.

Pontua como ações já desenvolvida, a Sala de Acolhimento do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).  “Além do atendimento às mulheres, trabalhamos de forma integrada com a Assistência Social para dinamizar a oferta desses serviços, sem falar do atendimento psicossocial ofertado aos filhos das vítimas de feminicídio. Realizamos visitas domiciliares com nossa equipe técnica para dar esse suporte familiar. Temos um epidemia dentro de um pandemia, assim tem sido a violência doméstica. Temos feito muito, mas não é o suficiente. Toda ajuda é bem vinda”, acrescentou Zamproni.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, destacou  a importância desse trabalho integrado entre os entes da federação.

“Com a criação desse protocolo será muito mais fácil a atuação do município. Todos os serviços que já estão disponíveis serão informados. Estamos à disposição. Sempre fomos parceiros da rede, e precisamos ocupar todos os espaços para levar esse protocolo para o maior número de pessoas, além do mais é uma realidade que existe e está mais próximo do que a gente imagina”, disse Hellen.

Já a deputada federal Rosa Neide disse estar satisfeita com os resultados alcançados no debate. “A rede de Enfrentamento à Violência contra às  Mulheres ainda precisa ser mais fortalecida e trabalhar de forma integrada, ampliar o diálogo entre as instituições. Em muitos locais temos pessoas trabalhando, mas ainda o fluxo de atendimento à mulher em situação de violência não está definido sistematicamente. As mulheres e a sociedade precisam conhecer esse fluxo de atendimento, saber a quem e como recorrer quando enfrentam esta situação”, explicou Rosa Neide. 

Forte Atuação:

“A gestão Emanuel Pinheiro não tem medido esforços na construção de políticas de proteção e que possibilitem a quebra de um ciclo de violência que vem sendo perpetrado ao longo de séculos.

Nós temos como dever oferecer uma vida digna à população, aos que mais necessitam”, defendeu a primeira-dama Márcia Pinheiro.