Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

05 de Março de 2021 11h05

Prefeitura mantém ações voltadas para o acolhimento da população em situação de rua

05/03/2021

CAROLINA MIRANDA

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência mantém ações especificas destinadas ao atendimento à população em situação de rua no enfrentamento a pandemia do coronavírus. O cuidado com o público em situação de vulnerabilidade social recebe atenção especial da primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro.

Ações de abordagem são realizadas de forma contínua pelas equipes da Assistência que percorrem diariamente a cidade informando ao público sobre as unidades existentes e encaminhá-los para acolhimento. Essas ações são realizadas pelas  equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, pontua ainda que a  rede de Assistência conta com três albergues municipais, sendo o Manoel Miráglia, o albergue instalado na região do Porto, além do Hotel Albergue  instalado em parceria com  uma rede de hotéis o que possibilitou a  ampliação da capacidade de abrigamento desse público.  

 

Atualmente, o “Hotel Albergue” abriga 84 pessoas em situação de rua, sendo a maioria das vagas ocupadas por homens. Já os albergues municipais contam com 112 pessoas abrigadas, sendo 39 no Albergue Manoel Miráglia, 45 no Albergue do Porto e 28 no Albergue da Guia. Cada unidade tem capacidade de atendimento de até 50 pessoas.

 

Os albergues municipais destinam-se ao atendimento de pessoas em trânsito ou que vieram para Cuiabá e não conseguem voltar de imediato as suas respectivas cidades.

 

Já o “Hotel Albergue”  é a unidade que atende pessoas que já foram referenciadas pela Assistência Social por meio dos CREAS.

A secretária ressalta que muito mais que garantir o acolhimento, o trabalho desenvolvido é preventivo.

 

"Todos os dias ocorrem desligamentos voluntários devido a dificuldade de permanecer em isolamento social. O número muda de um dia para o outro conforme as ações de acolhimento e desligamento. É por isso que o trabalho é diário. A nossa equipe não tem medido esforços para acolher o maior número de pessoas”, disse a secretária.

 

Para aqueles que não aceitam o acolhimento, são distribuídas refeições todos os dias, em diferentes pontos da cidade como também no Aterro Sanitário. Além também de kits de higiene pessoal e álcool gel.

“Esse trabalho de sensibilização é permanente. É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muitos ainda são resistentes, mas com esse trabalho contínuo, aos poucos, vamos alcançando os resultados esperados”, finalizou.