Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / FOMENTO A PROTEÇÃO

07 de Junho de 2022 09h50

Prefeitura de Cuiabá celebra termos de colaboração com organizações da sociedade civil

07/06/2022

Carolina Miranda

Vicente Aquino

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos humanos e da Pessoa com Deficiência, celebrou em ato simbólico de assinatura os Termos de Colaboração com a organização da sociedade civil para execução dos serviços socioassistenciais tipificados pela Política Municipal de Assistência.  A assinatura foi realizada na tarde de segunda-feira (6).  Ao todo 14 entidades vão receber o repasse, que não tinha aumento desde o ano de 2013 e agora passou de R$ 700 mil para R$ 1,5 milhão.  As entidades assistidas foram selecionadas por meio de Chamamento Público a fim de garantir a transferência dos recursos financeiros pelo prazo de cinco anos. 

As entidades assistidas foram selecionadas por meio de Chamamento Público a fim de garantir a transferência dos recursos financeiros pelo prazo de cinco anos.

“Hoje, celebramos mais um fruto de muito trabalho, empenho e dedicação da equipe e das entidades que acreditaram na gestão e confiaram que a mudança seria possível. Gratidão ao prefeito Emanuel Pinheiro e à primeira-dama Márcia Pinheiro que sempre escutaram e entenderam as reais necessidades dessas pessoas aqui representadas que trabalham para oferecer o melhor a milhares de pessoas, que por algum motivo tiveram os vínculos familiares rompidos, agora, com todo aparato legal, terão a garantia na prestação dos serviços com qualidade e excelência. A data de 06 de junho de 2022 ficará marcada como um marco na política municipal de Assistência”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

 

A Associação Cultural Cena Onze - que é uma das entidades que trabalha com crianças de zero a dois anos e adolescentes – é uma das selecionadas através do Termo. O diretor Flávio Ferreira, assessor cultural do Cena Onze,  foi o escolhido para representar as entidades.

 

Em sua fala, citou Darci Ribeiro que explanou que entre suas andanças pelo Brasil nunca encontrou uma vaca ou cavalo sem dono, mas, encontrou milhares de crianças abandonadas.

 

“Quando um pai ou mãe abandona um ente querido, cabe ao Estado, que por lei o Estado é representado pelo município, a  cuidar dessas crianças, adolescentes, idosos abandonadas. Para nós, que já passamos por muitas administrações, a atual gestão, apesar de toda a burocracia, enxergar pessoas que precisam do apoio do Poder Público. O sentimento é de gratidão. Diferente das outras, a administração atual nunca nos recebeu com um não logo de cara. O nosso eterno muito obrigado”, declarou Flávio.

 

“É isso que a gestão Emanuel Pinheiro espera. Resultados iguais a esse amparados por uma equipe coesa e com o mesmo objetivo da Prefeitura de Cuiabá que tem como principal premissa o atendimento humanizado a fim de acolher essas pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Assistência Social é e sempre será a nossa prioridade. O nosso trabalho é pautado em oferecer melhores condições de vida para que essas pessoas saiam da miseribilidade. É isso que estamos fazendo e vamos continuar. Atender um número cada vez maior de pessoas que dependem da administração municipal”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

 

O Termo de Colaboração é um instrumento que formaliza as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para alcançar finalidades de interesse público propostas pelo município que envolvam a transferência de recursos financeiros. 

Os termos abrangem as unidades Casas Lares, Centro Dia, Residência Inclusiva, Programa Siminina e Unidade de Acolhimento para Adultos da Guia. 
As entidades representadas são: Associação Cultural Cena Onze, Associação Pestalozzi, Comitê Pró-Infância, Instituto Atitude, Casa Caminhos Redentor, Associação Resgatando a Cidadania, dentre outras. 
“Estou extremamente feliz e orgulhosa de tudo que foi construído juntos. Dois anos de muito trabalho e dedicação, mas conseguimos. Subimos de sete para nove unidades que atendem crianças. Eterna gratidão a vocês que estão lá na ponta, conhecem a realidade do dia a dia. Acreditaram que seria possível”, finalizou Hellen Ferreira.