Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

01 de Abril de 2021 06h31

Prefeitura de Cuiabá atende quase 300 idosos com a entrega de pescado

01/04/2021

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

As equipes dos quatro Centros de Convivência para Idosos- CCI’s mantidos pela Prefeitura de Cuiabá realizam nessa semana  as entregas dos peixes aos 291 idosos que são assistidos, mas respeitando  os protocolos de biossegurança. Cada  Centro de Convivência irá distribuir 80 peixes. A ação é realizada pela gestão Emanuel Pinheiro e conta com a  parceria entre as Secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômica e de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e tem o acompanhamento da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Márcia frisa que a gestão mantém um intenso trabalho, apesar das restrições em decorrência da pandemia, para atender à população em situação de vulnerabilidade social. “O zelo, e o respeito são marcas da gestão Emanuel Pinheiro”.

 “Ao invés da  tradicional pescaria que sempre acontecia no Parque Tia Nair, e pelo fato dos idosos pertencerem ao grupo de risco, nos reorganizamos, mas mantendo o atendimento e respeito a esse público, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Antônia Maria Barbosa, 81 anos, assistida pelo CCI Padre Firmo, no bairro Dom Aquino, recebeu o pescado na tarde de hoje (31), em sua residência no bairro Campo Velho. Ela conta que já está com tudo preparado para o almoço da Sexta-feira Santa. “O meu muito obrigado ao prefeito e a primeira-dama. Se não fossem eles, seria um pouco mais difícil para comprar o peixe. Mas graças a Deus vou conseguir manter a minha tradição”, disse.

A coordenadora do CCI Padre Firmo, Fabiane Brito, afirma “é com muito carinho e dedicação que estamos realizando mais essa ação voltada para os nossos idosos.  Esse é apenas um gesto para demonstrar a preocupação da gestão Emanuel Pinheiro com as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, ponderou.

Os idosos selecionados são aqueles que estão sendo acompanhados pelas equipes da Assistência de forma remota nesse período, em continuidade aos trabalhos do Serviço de Fortalecimento de Vínculo da Assistência Social.

 “Que Deus de muita saúde para o prefeito Emanuel Pinheiro por lembrar de nós que estamos tendo que viver de forma isolada por causa dessa Covid. Só as pessoas de bom coração é que fazem um gesto igual a esse”, agradeceu dona Irene Ribeiro da Costa, 77 anos.

O PEIXE SANTO-  Teve início nesta quarta-feira (31) e segue até o dia 2 de abril, em horários diferenciados. Nesta quarta, 1 de abril (quinta-feira), das 8h às 19h e no dia 02 de abril (sexta-feira Santa), das 8h às 12h. Cada carro poderá comprar apenas o máximo de cinco exemplares de pescado.

Por medida de biossegurança, a ação é realizada em 2021 via sistema de drive thru, distribuídos em quatro pontos da capital: Parque Tia Nair, Parque das Águas, Centro Cultural Silva Freire e Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT).