Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ATENÇÃO

09 de Agosto de 2022 14h39

Prazo para apresentação de documentação pendente do curso ‘Qualifica mais Progredir’ encerra nesta quarta-feira (10)

09/08/2022

Carolina Miranda

Luiz Alves

Arquivo

O prazo para entrega da documentação exigida para participação da segunda turma do curso de formação profissional em Microempreendedorismo Individual-MEI do programa ‘Qualifica mais Progredir’ será encerrado na quarta-feira (10). A não apresentação resulta na abertura de vagas para aquelas pessoas que foram inscritas e estão no Cadastro de Reserva. Apenas os que estiverem com a documentação completa serão matriculados.

Serão 240 vagas ofertas e já são mais de 300 pessoas inscritas. As inscrições encerram nesta sexta-feira (12) e devem ser feitas em uma das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, distribuídos em diferentes pontos de Cuiabá.

“Estamos fazendo esse chamamento para que, aquelas pessoas que possuem documentação pendente, devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras de abrangência para garantir a vaga”, disse orientadora pedagógica, Mírian Angélica da Silva.

A iniciativa é voltada para qualificação profissional na área de MEI e possui como público alvo os beneficiários do Auxílio Brasil e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A ação é organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Governo, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com o IFMT (Campus Cel. Octayde Jorge da Silva) e Câmara Municipal de Cuiabá.

As aulas começam nesta segunda-feira (15) e serão ministradas na sede do Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT- (Campus Cel Octayde Jorge da Silva). As atividades serão realizadas na modalidade presencial, de segunda a quinta-feira e um sábado por etapa (seis etapas), no período noturno (19h às 22h).  O processo formativo será realizado ao longo de quatro meses.

Todo material, uniforme, auxílio estudantil (para o transporte e alimentação). Além também da entrega do benefício eventual (cesta básica) para aqueles alunos que alcançarem 75% de frequência por mês. 

Para quem tem interesse em participar do curso voltado para a formação de novos Microempreendedores Individuais (MEI’s) basta procurar uma, das quatorze unidades, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos em diferentes pontos da capital.

No ato da inscrição é necessária a apresentação e cópia de um comprovante de residência (ou declaração dos últimos três meses); cópia da certidão de nascimento ou casamento; o histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino fundamental; cópia de RG e CPF; prova de quitação com o serviço militar; título de eleitor e cartão no Número de Identificação Social- NIS.

“Interessante destacar que Cuiabá foi umas das capitais com maior índice de participação na primeira turma. Isso, nos motiva ainda mais a continuar, saber que estamos formando novos profissionais para o mercado de trabalho. Essa parceria com o IFMT atende as premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que se baseiam na humanização e respeito”, finalizou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. 

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cel. Octayde Jorge da Silva está situado à Rua Zulmira Canavarros, 95 - Centro, Cuiabá - MT, 78005-390.