Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ASSISTÊNCIA SOCIAL

21 de Junho de 2021 09h01

Por meio de vídeos, assistidos pelos Centros de Convivência participam da Olímpiada Integrada da Pessoa Idosa

21/06/2021

CAROLINA MIRANDA

Os idosos assistidos pelos Centros de Convivência de Idosos- CCI’s mantidos pela Prefeitura de Cuiabá participaram da 2ª Olímpiada Integrada da Pessoa Idosa no decorrer da semana passada. A ação integra a programação estabelecida na Campanha “Junho Violeta” com atividades de sensibilização voltadas para importância do cuidado e no combate a qualquer tipo de violência com esse público.

Cumprindo as medidas  de biossegurança, cada CCI criou atividades voltadas para incentivo à prática de atividades físicas e lúdicas, tirando os idosos do sedentarismo. Por meio de vídeos explicativos e fácil entendimento, os técnicos demonstraram as formas corretas de cada exercício. “Para ficar ainda mais dinâmico, motivando os idosos a participarem, uma vez que a Olímpiada aconteceu de forma remota a fim de evitar a aglomeração de pessoas como forma de prevenção a propagação do Covid-19, foram montados desafios”, disse a coordenadora técnica de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Patrícia Arruda.

A coordenadora lembra que, na busca de ofertar saúde e segurança aos idosos, nesse momento de pandemia do coronavírus, desde março do ano passado, as atividades coletivas foram suspensas. No entanto, os idosos continuam recebendo assistência diária com a formação de grupos de wattsapp para manter o contato, com trocas de informações, orientações, renovação de receitas, agendamento de consultas médicas, dentre outras necessidades”, pontuou.

“É um momento diferente para eles, em que praticam esportes adaptados para a qualidade de vida. Muitos deles não tiveram a oportunidade de poder brincar e se divertir quando jovens, porque já trabalhavam, e agora vão poder aproveitar e voltar a serem crianças”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O encerramento das olimpíadas acontece no final da manhã desta sexta-feira (18), quando haverá a entrega de brindes para os idosos melhores classificados.

ATENDIMENTO- Cada CCI estabeleceu um cronograma de trabalho, por meio de plantões entre as equipes para oferecer essa assistência à população da terceira idade. “Além dessas atividades via on line, quando necessário, e para atender àqueles idosos que não são adeptos as novas tecnologias, as equipes vão às residências dos assistidos para dar orientações e saber como estão os idosos nesse momento de pandemia”, disse a

Além das quatro unidades dos Centros de Convivência, os idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, ou via wattsapp ou por meio de contato telefônico.

As atividades coletivas e em grupos estão suspensas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no dia 20 de março.

Atualmente, cerca de 1.690 idosos estão cadastrados nas unidades. Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência de Idosos, o Maria Ignês, na região do CPA, com 530 assistidos. Na região do Coxipó é o CCI João Guerreiro, com 465 idosos. Na região do Novo Horizonte, o CCI Aidee Pereira, com 120 e no Centyro, o CCI Padre Firmo, com 577 assistidos.