Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

27 de Julho de 2022 14h10

No dia dos avós, idosos participam de roda de conversa virtual promovida pelos Centros de Convivência

27/07/2022

Carolina Miranda

Para celebrar o Dia Internacional dos Avós, 26 de julho, a equipe do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Padre Firmo, realizou durante os dias 25 e 26, uma  roda de conversa virtual, entre os idosos que participam do grupo de WhatsApp formado durante a pandemia de Covid19. A iniciativa possibilitou a troca de experiências de cada participante. Material apresentado, como fotos com os filhos e netos, irão servir para criação de um vídeo que será divulgado entre os participantes.

As demais unidades de CCI também realizam atividades alusivas à data. “Por meio dessas fotos, que retratam importantes, os idosos estão tendo a oportunidade de falar sobre o que representa ser avô ou avó.  O que significa o amor nessa etapa da vida? Essas são algumas das indagações feitas para que eles possam se manifestar”, disse a especialista em desenvolvimento social perfil Pedagoga, responsável pela atividade, Sandra Marta Caliare Ávila.

Atualmente, a unidade do CCI Padre Firmo conta com 240 idosos cadastrados que, apesar das atividades coletivas estarem suspensas, os serviços estão mantidos por meio desses grupos virtuais. Consultas médicas são agendadas, receitas médicas atualizadas são emitidas e todo acompanhamento necessário voltado a esse público está sendo ofertado.  “Em nenhum momento deixamos de oferecer o cuidado a esses idosos. Quando necessário, a nossa equipe vai até a residência do idoso ou o idoso vem até a nossa unidade. Estamos sempre dispostos a atendê-los”, declarou a responsável técnica do CCI Padre Firmo, Fabiane Brito.

Atualmente, cerca de 862 idosos estão cadastrados nas unidades. Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência de Idosos, o Maria Ignês, na região do CPA, com 200 assistidos. Na região do Coxipó é o CCI João Guerreiro, com 175 idosos. Na região do Novo Horizonte, o CCI Aidee Pereira, com 247 e no Centro, o CCI Padre Firmo, com 240 assistidos.

“Dentre as metas propostas pela gestão Emanuel Pinheiro está a promoção do suporte necessário aos idosos assistidos pelo município. Faz-se oportuno ressaltar que a Prefeitura conta com quatro unidades dos Centros de Convivência para Idosos- CCI’s, onde são ofertados serviços voltados para esse público. A gestão Emanuel Pinheiro tem uma atenção especial com os nossos idosos. Cabe então, a nós, trabalharmos para oferecer todo atendimento com excelência”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

No Brasil, a data é popularmente conhecida como Dia da Avó ou Dia da Vovó. Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos. Em 2021 foi comemorado o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.