Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VULNERABILIDADE SOCIAL

10 de Setembro de 2021 11h38

Famílias atingidas por incêndio da Comunidade do Morro de São Gerônimo são atendidas pela Assistência Social de Cuiabá

10/09/2021

CAROLINA MIRANDA

VICENTE AQUINO

Mais uma ação de busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade social foi realizada no início do mês de setembro pela equipe técnica de abordagem social vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O local visitado foi a Comunidade do Morro do São Gerônimo, distante 25 km da capital, sendo motivada após o incidente ocorrido na região, onde a comunidade foi atingida por incêndio no final do mês de agosto. Durante a visita foram realizadas orientações e encaminhamentos para acesso aos direitos e benefícios socioassistenciais.

“Recebemos um pedido de representantes da comunidade e logo programamos a visita para atender as necessidades emergentes daquelas famílias. Essa é uma das posturas da primeira-dama Márcia Pinheiro que trabalha com a atenção voltada para as causas sociais do município. Essa sem dúvida nenhuma era uma necessidade mais que emergentes, pois a maioria teve muitos prejuízos em razão do ocorrido”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O presidente da Associação de Moradores, Ademil Benedito do Nascimento Freitas contou que quando a equipe chegou ao local não imaginava que o retorno da solicitação seria tão rápido. “Juro que cheguei a não acreditar num primeiro momento, achei que estava delirando. Só tenho a agradecer e dizer muito obrigada, por tamanha celeridade e solidariedade. As famílias aqui da comunidade estão passando por muitas necessidades. Foi uma situação inesperada”, disse o presidente.No total,

foram assistidas 17 (dezessete famílias). Os profissionais coletaram informações sobre as  demandas, bem como presenciaram os tristes relatos quanto a  perda de animais, plantações e sistema de água pelo fogo. “A minha tenda e cavalete pegaram fogo. Não sobrou nada”, desabafou a moradora Daniella Marques de Almeida. 

Após constatação das principais demandas, a equipe retornou em seguida e fez a entrega de benefícios eventuais de alimentação, como cestas básicas, visando à garantia do direito à alimentação de forma emergencial. “Essas famílias passam a ser referenciadas no município, recebendo atendimento continuado, após avaliação da equipe”, esclareceu a assistente social, Joyce Santos. 

“Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Assistência Social com a população que mais precisa do apoio e atenção do poder público. Trata-se de uma gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira dama Márcia Pinheiro que trabalha diuturnamente para oferecer melhores condições de vida ás pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social de Cuiabá”, finalizou Ferreira.