Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VÁRIAS FRENTES DE TRABALHO

29 de Julho de 2021 10h45

Equipes da força-tarefa percorrem áreas de concentração de pessoas em situação de rua e distribuem 250 refeições e 250 cobertores

29/07/2021

HÉRICA TEIXEIRA

Luiz Alves

Arquivo

Mais 250 refeições e 250 cobertores foram entregues, durante a força-tarefa de enfretamento ao frio, da Prefeitura de Cuiabá, no final da tarde desta quarta-feira (28), em várias regiões da capital. A iniciativa foi determinada pelo chefe do Executivo, Emanuel Pinheiro e pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, visando o atendimento das famílias carentes com a chegada da nova frente fria. A ação conta com a distribuição de cobertores da campanha “Aquece Cuiabá”, idealizada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, e envolve todas as secretarias da gestão.

A programação da força-tarefa começou na manhã desta quarta-feira e realizou diversas entregas de cobertores e cestas básicas e contemplou famílias que trabalham no Aterro Sanitário, Clube de Mães do Coxipó do Ouro, dentre outros. Já no final da tarde, as equipes do Serviço de Abordagem Social, da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, percorreram espaços com concentração de pessoas em situação de rua e distribuíram os alimentos e cobertores. Foram abordados homens e mulheres na região do Porto, Rodoviária, Beco do Candeeiro e Morro da Luz.

Um dos primeiros a receber os donativos, Igor Fernandes da Silva, de 41 anos, disse que a ajuda chegou em boa hora. “Deus mandou vocês aqui. As pessoas acham que porque estamos na rua não precisamos de ajuda. Esta coberta vai me tirar o frio. Eu estava usando papelão para esconder do frio”, frisou.

A ação que percorreu os pontos da capital foi acompanhada pela coordenadora de Proteção Social Especial, da Secretaria de Assistência, Maggie Carolina. “Muito importante esta atividade proporcionada por esta gestão conhecidamente humanizada. A Prefeitura oferece o acolhimento, por meio dos albergues, mas algumas pessoas não optam por esta moradia. Então, a outra opção que temos é garantir o acolhimento doando alimentos e cobertor para proteger do frio. Estamos promovendo a dignidade e cidadania para todos”, revelou.

Atendimento assegurado

Em ato simultâneo, desta vez, na região do Bairro Praeirinho, as famílias receberam o sopão e cobertores. Ao todo, foram beneficiadas 100 pessoas. O jantar foi preparado e distribuído na casa de uma das moradoras, Jurema Gonçalina da Silva Leite, que afirmou que se sente realizada em ajudar a população local.

“Eu faço este tipo de trabalho há uns oito anos. Parei por um tempo, mas agora eu retomei. Eu recebi todos os ingredientes e preparei esta sopa que está bastante nutritiva e saborosa. Eu gosto de cozinhar e gosto de ajudar as pessoas. Estou feliz em poder contribuir um pouco com minha vizinhança”, assegurou Jurema.

Todos os legumes e macarrões utilizados no preparo do alimento foram entregues pela Secretaria de Assistência. Parte destes ingredientes é fruto de doação da população.

Moradora há mais de 40 anos do bairro, Maria Aparecida de Moraes Oliveira, de 50 anos, garantiu o jantar da família. “Esta sopa veio na hora certa. Com este frio, tomar uma sopa quentinha e depois ir para debaixo da coberta não tem coisa melhor”, argumentou.

A assistente social da Prefeitura de Cuiabá, Joyce Thays Pereira dos Santos, disse que o trabalho em prol das famílias mais carentes é contínuo, mas as ações foram intensificadas por causa da frente fria que chegou à nossa cidade. “Estamos aqui auxiliando a distribuição dos donativos, mas também cadastrando a população. Muitos aqui já são atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Nossa ação é continuada porque a fome não dá só um dia”, argumentou.  

Mãe de quatro filhos, Maiara Moraes da Silva, de 25 anos, também garantiu o jantar e os cobertores para a família. “Temos enfrentado dias difíceis com esta pandemia. Eu não trabalho fora e meu marido está desempregado e tem conseguido só uns bicos. Então este alimento chegou no momento certo”.

Nesta quinta-feira (29), outras regiões estão sendo visitadas pela Prefeitura de Cuiabá.