Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ASSISTÊNCIA

12 de Maio de 2021 09h59

Dia da Família é lembrado com palestra aos beneficiários do programa Criança Feliz

12/05/2021

CAROLINA MIRANDA

Em comemoração ao Dia da Família (15) de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realizou uma reunião no início da semana, com as famílias beneficiárias do Programa Criança Feliz, bem como a equipe técnica que realiza o trabalho nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras.

Em razão da pandemia do coronavírus, o encontro ocorreu de forma remota, a fim de evitar a aglomeração de pessoas.

Com o tema: Relações familiares e a construção do afeto na Primeira Infância, os participantes foram orientados quanto a importância do carinho nas relações familiares, onde o exercício do cuidado para com os menores é fundamental pois além de serem demonstrações de amor, aproximam os indivíduos e fortalecem os vínculos.

"Buscamos repassar aos pais e cuidadores das crianças assistidas pelo programa, atitudes simples mas que contribuem com o desenvolvimento nos primeiros anos de vida da criança, proporcionando um crescimento sadio no âmbito social, emocional e psicológico”, disse a coordenadora do programa Criança Feliz, Michelle Machado.  

Participaram da ação famílias assistidas pelos Cras Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

“Tudo isso contribui para que essas crianças cresçam em um ambiente saudável, com muito amor, afeto e cuidados essenciais. Ações intersetoriais estão sendo articuladas para o desenvolvimento pleno das atividades na capital, tendo como princípio básico políticas públicas efetivas para um atendimento com excelência à essas famílias em situação de vulnerabilidade social”, acrescentou Michelle. 

CRIANÇA FELIZ- O programa prioriza crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, como: gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias inseridas no Cadastro Único. Crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada

Atualmente cerca de 736 crianças e outras 11 famílias contempladas com o auxílio do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de 32 gestantes são acompanhadas pelo programa.

Essas famílias recebem orientação para o desenvolvimento de suas crianças, de acordo com a faixa etária, bem como informações para o desenvolvimento de atividades fortalecendo dessa maneira os vínculos familiares.

“O programa, desenvolvido em Cuiabá desde o ano de 2018, conta com o apoio incondicional do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, incentivadora de mais essa ação voltada à população vulnerável da capital”, pontua a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.