Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / CAPACITAÇÃO

28 de Setembro de 2021 14h45

Cursos ofertados pelo Qualifica Cuiabá 2021 estão com as inscrições abertas

28/09/2021

CAROLINA MIRANDA

Gustavo Duarte

Arquivo

O Qualifica Cuiabá edição 2021 já está na 3ª Etapa com cursos ofertados nas diferentes áreas de atuação. São 8 novos cursos, 22 turmas, somando 440 vagas escolhidos a partir da demanda de empresas e também atendendo a pedidos da população. O projeto foi criado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e é executado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico em parceria com Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e também da Secretaria da Mulher.

Referência no país, o Qualifica já atendeu a 4,5 mil pessoas. A meta estimada para os próximos anos é a formação de dez mil pessoas. Ele está sendo executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai. Por medida de biossegurança contra a disseminação da Covid-19, as aulas são ministradas com até 20 alunos por turma.

Dentre os cursos oferecidos, dois deles foram criados para atender a pessoa com deficiência do nosso município. As inscrições estão abertas, podendo ser feitas na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai, situado à Avenida XV de novembro, no bairro Porto. As opções são para assistente administrativo e recursos humanos.

Além desses, Língua Brasileira de Sinais (libras), assistente de recursos humanos, manipulação de pescados, boas práticas de fabricação, operador de computador- Sistema Windows e salgadeiro, também estão na lista de ofertas,  com aulas na Pastoral dos Imigrantes, Senai Porto e Industriário, Rio dos Peixes e demais unidades. Os cursos são totalmente gratuitos. No ato da inscrição, os documentos indispensáveis são: Cópias de documentos oficiais que contenham o n° do RG e CPF; Comprovante de Residência atual (Conta de água; luz; telefone ou outros), Comprovante de escolaridade e documento especifico de pré-requisito do curso quando solicitados.

Sendo o aluno menor de idade deverá vir acompanhado de seu responsável legal (Pai ou Mãe) portando cópias de documentos oficiais que contenham o n° do RG e CPF. Caso o responsável não seja Pai ou Mãe é necessário a apresentação do documento de guarda para garantir a qualificação para o mercado de trabalho.

 

Os cursos são iniciados à medida que as vagas são preenchidas. Para saber mais informações de como se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone Informações e Inscrições: Senai Distrito Industrial- (65)3611-9500 / 3611-9510 Whatssapp. 

O Qualifica Cuiabá tem como público alvo pessoas de baixa renda com oportunidades de cursos profissionalizantes e é conduzido pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Mulher e executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai.

“Esse é mais um compromisso assumido em campanha que visa oferecer de forma gratuita, a qualificação profissional para acesso ao mercado de trabalho. Estamos lançando uma série de programas. A gestão Emanuel Pinheiro não para. Temos que preparar a capital nesse período de pandemia como também no pós-pandemia, a fim de garantir a geração de emprego e renda”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro.