Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / 20 ANOS

13 de Julho de 2021 06h00

Comemoração junina marca 20 anos do albergue Manoel Miraglia e segue protocolos de biossegurança

13/07/2021

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

A unidade de acolhimento Albergue Municipal Manoel Miraglia celebrou na última sexta-feira (9), o aniversário de vinte (20) anos de criação com a realização de uma comemoração junina, mas cumprindo as medidas de biossegurança impostas por meio de normativas municipais para evitar a propagação da Covid19.

A festividade contou com comidas típicas, um cenário especialmente confeccionado,  e até apresentação musical para os acolhidos da unidade.

Mantido pela Prefeitura de Cuiabá, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, o albergue abriga pessoas em  vulnerabilidade social ou em trânsito que não conseguem retornar de imediato para a cidade de origem.

A unidade passou a funcionar em 6 de julho de 2001 e, atualmente, conta com 40 acolhidos. Diariamente, a equipe do albergue trabalha para estimular a autonomia e o protagonismo dos abrigados.

“A maior parte dos assistidos é encaminhada  pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas. São pessoas em trânsito ou em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é pautado em ajudar essas pessoas a superarem as dificuldades, na inserção novamente ao mercado de trabalho e no encaminhamento aos seus lares”, disse a coordenadora de Proteção Especial, Patrícia Arruda.

“Esta comemoração é marcada pelas superações alcançadas nesse momento de pandemia do coronavírus. O serviço de acolhimento prestado pela equipe técnica e com funcionamento de 24 horas, trabalha para oferecer além de um simples abrigo, mas sim facilitar o acesso para que essas pessoas consigam superar as dificuldades.  Com esse desafio posto, foi possível repensar nossas estratégias para garantir um serviço cada vez mais acolhedor e de proteção à vida”, declarou o assistente social da unidade, Luiz Philipe Belarmino Reis.

Cuiabá conta hoje com quatro albergues, sendo o Manoel Miráglia, o da Guia,  e do  Porto. Cada um tem capacidade de atendimento de até 50 pessoas.   Em razão da pandemia,  por determinação da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o Executivo criou especialmente nesse período de enfrentamento a pandemia do coronavírus, o Hotel Albergue, que ampliou a capacidade de acolhimento, passando de 150 para 240 vagas ofertadas.