Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SUGESTÃO DE PAUTA

30 de Maio de 2022 09h00

Centro de Referência à população em situação de rua será reaberto hoje (30), às 17 horas

30/05/2022

Carolina Miranda

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, reabre hoje (30), às 17 horas, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua- Centro Pop. A capacidade de atendimento é de 80 (oitenta) pessoas/dia.

Seguindo as diretrizes da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS), a equipe de referência do Centro Pop de Cuiabá será composta por profissionais com perfil e habilidades para a realização do trabalho social com pessoas em situação de rua. Haverá profissionais de Serviço Social, Psicologia, Direito e, também, orientadores sociais.

“O Centro Pop será mais uma ferramenta facilitadora dos serviços que já são executados pela Assistência Social pois, se configura como a porta de entrada para o atendimento e reintegração social da população em situação de rua, e visa atender às necessidades básicas desse público, criando condições para o fortalecimento da cidadania, a garantia de direitos e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Além dos atendimentos e de oficinas socioeducativas, a equipe da Assistência mantém o serviço de abordagem social, sendo realizado de forma contínua nos principais pontos de concentração desse público. “O acesso ao Centro Pop pode ser feito de forma espontânea. Ou seja, a pessoa em situação de rua pode ingressar no serviço quando quiser. Entretanto, os trabalhos de abordagem social estão mantidos. A população também pode ser parceira, encaminhando essas pessoas para atendimento. Quanto mais pessoas sensibilizadas, melhor o acesso aos serviços ofertados pela Prefeitura”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

No Centro Pop a população terá espaço para higiene pessoal; guarda de pertences; lavanderia; atendimento psicossocial; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários; regularização de documentos pessoais; acesso a vagas de acolhimento institucional; e o encaminhamento para outras políticas públicas, quando necessário.

O horário de funcionamento será das 8h às 20h, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários. O Centro Pop está situado na Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (65) 99238-7552.

SERVIÇO:

O que: Reabertura do Centro Pop

Quando: 30/05/2022- Segunda-feira
Horário: 17 horas
Onde: Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte