Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / TRABALHO CONTÍNUO

03 de Maio de 2022 16h15

Assistência Social de Cuiabá antecipa chegada do frio e entrega 100 cobertores à população em situação de rua

03/05/2022

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Com a  chegada de uma nova frente fria anunciada para a próxima quinta-feira (5), a equipe de abordagem da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, antecipadamente na tarde desta quinta-feira (3), realizou a entrega de 100 cobertores da campanha Aquece Cuiabá à população em situação de rua. Além disso, a ação também conta com a distribuição de sopão.

“De forma continuada a gestão Emanuel Pinheiro oferece esse apoio à população vulnerável. Quando ocorre essa mudança climática, esse trabalho é intensificado, uma vez que Cuiabá é conhecida pelo clima quente, superior a 40º”, explica a coordenadora da Proteção Social Especial, Fabiana Soares.

Durante a ação, a equipe percorreu os principais pontos de concentração desse público, que já consta no mapeamento da Secretaria. Entre eles estão o bairro Porto, região da rodoviária de Cuiabá e Beco do Candeeiro. As abordagens serão realizadas enquanto o frio permanecer na Capital. Para quarta-feira (04), o planejamento é entregar 200 cobertores nas unidades de acolhimento Manoel Miraglia, Porto, Distrito Guia e Pastoral do Imigrante.

Os cobertores são doações feitas à campanha Aquece Cuiabá, que desde 2017 é coordenada pelo Núcleo da Primeira-dama. “Essa é uma ação permanente da Assistência Social sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Quem está na rua sofre com o frio e é nosso dever oferecer condições para que essas pessoas passem por esse período com dignidade”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

“Quando muda o clima, a população já sabe que a Prefeitura realiza a entrega desses cobertores da campanha Aquece Cuiabá. É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho do nosso prefeito Emanuel Pinheiro estamos mantendo esse trabalho, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária.

Além dos cobertores, diariamente a equipe realiza a entrega de 450 refeições, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, mês de março de 2020.