Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / APERFEIÇOAMENTO

19 de Fevereiro de 2021 07h35

Assistência Social dá início ao 1º Ciclo de Capacitação de Educação Permanente

19/02/2021

Carolina Miranda

Vicente Aquino

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, iniciou o 1º Ciclo do Programa de Educação Permanente. O curso de aperfeiçoamento tem como público alvo os conselheiros de direitos e tutelares do Município. A ação que começou nesta quinta-feira (18) segue até o dia 26 de fevereiro, no auditório da Secretaria, no bairro Santa Cruz II, em Cuiabá. Todas as normas de biossegurança estão sendo cumpridas, conforme decretos municipais, a fim de evitar a proliferação do Covid-19.

“Podemos reportar esse 1º Ciclo como um evento histórico, pois mediante a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro do desmembramento da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência, a abertura do evento foi feita por um palestrante deficiente visual, Luíz Grasse, que falou sobre as atribuições dos Conselheiros de Direito. Isso demonstra o trabalho quem vem sendo desenvolvido pela gestão pautado na inclusão social das pessoas que mais precisam da atenção do Poder Público”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O programa de Educação Permanente consiste na promoção, aprimoramento e desenvolvimento das competências dos trabalhadores, gestores e conselheiros no exercício de suas funções, bem como fortalecer a capacidade crítica e propositiva, a partir dos processos de trabalho e das práticas profissionais existentes.

” O 1º plano de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social- SUAS já foi aprovado pelo Conselho Municipal. A próxima ação será a capacitação desses profissionais das áreas competentes para um ciclo de informações e trocas de experiências. E é isso que estamos fazendo, seguindo todas as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, complementou Ferreira.

O secretário Adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva- Rubinho da Guia participou da abertura dos trabalhos e reforçou sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em todos os segmentos da sociedade. “Estou grato por toda atenção que vem sendo dispensada pela Prefeitura. Estamos sendo envolvidos em todos as discussões. A inclusão das pessoas com deficiência é fundamental para a organização, tanto pela responsabilidade social quanto pela aprendizagem da equipe e por respeito a esse público”, ressaltou Rubinho.

Dentre os temas abordados estão Ética Profissional, atribuições dos conselhos de Direito da Pessoa com Deficiência, da Mulher, da Política de Igualdade Racial, da Criança e do Adolescente, da Pessoa Com Deficiência, Criança e Adolescente, Conselho Tutelar e coordenadores dos Cras. “É a partir de encontros como esse que nós da Secretaria de Assistência podemos identificar as necessidades, promover esclarecimentos, ouvir sugestões e ainda elencar as competências de cada setor”, disse Hellen Ferreira.

O próximo ciclo será com os trabalhadores do SUAS com ensino fundamental, médio e superior que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como os gestores e agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades.