Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / 08 DE MARÇO

02 de Março de 2021 09h28

Assistência Social dá início a campanha “Março Mulher” com programação em todas as unidades descentralizadas

02/03/2021

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

A Campanha “Março Mulher teve início na segunda-feira (1) com atividades virtuais nos grupos de aplicativos celulares dos frequentadores do Centro de Convivência dos Idosos – CCI Maria Ignês no bairro CPA, em Cuiabá. Durante todo o mês de março serão realizadas atividades e ações, virtuais, enfocando temas ligados ao empoderamento e combate à violência doméstica.

As ações serão realizadas em todas as unidades descentralizadas como os Centros de Convivência dos Idosos- CCI’s, Centro de Referência de Assistência Social- Cras, Albergues Municipais, Centros de Referência de Assistência Especializado- Creas, Hotel Albergue e Casa de Amparo.

A iniciativa -  coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência -   tem como principal idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro. O objetivo principal da campanha, segundo a primeira-dama, é reforçar a conscientização quanto à questão da violência doméstica, promovendo também as orientações sobre a prevenção, assim como trabalhar este desconstruir da cultura de desigualdade entre homens e mulheres.

“Devemos trabalhar e desenvolver ações de sensibilização da sociedade a fim de levar informação e prevenção a todos Apostamos em ações contínuas que sensibilizem as mulheres sobre a importância da denúncia e da valorização pessoal, para que elas entendam o quanto são valorosas e podem e devem mudar o próprio destino.”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Seguindo o cronograma especialmente elaborado, serão apresentados vídeos educativos sobre a importância da autoestima, valorização e direitos das mulheres além da formação de grupos on line para discussão do que é ser mulher.

“A modalidade virtual segue com as atividades remotas que vêm sendo desenvolvidas desde o mês de março do ano passado, quando os serviços coletivos das unidades foram suspensos como medidas emergenciais de enfrentamento ao coronavírus, estabelecidos via decretos municipais”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.  

“Descontruir uma questão cultural é sempre um desafio grande, e promover o acesso à informação a todos é o primeiro passo para que isso aconteça”, disse a secretária.

Nas unidades de acolhimento, como os Albergues Municipais Manoel Miráglia, da Guia e Porto, as atividades serão presenciais entre os acolhidos de cada unidade, levando em consideração todas as medidas de biossegurança como o uso de álcool gel, máscara e distanciamento entre os participantes. Haverá rodas de conversas com profissionais da Saúde para tirar as dúvidas e maiores informações sobre as formas de prevenção das doenças e dicas de autocuidado.

“O Dia Internacional da Mulher, não deve ser lembrado apenas em 8 de março, é de fundamental importância a elaboração de ações voltadas para a valorização da mulher com vistas à construção de uma sociedade mais justa e com respeito a todas as mulheres, que contribuem para o fortalecimento das relações sociais. A gestão Emanuel Pinheiro tem uma atenção especial voltada as mulheres. Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais dignidade a nossa população cuiabana”, concluiu a primeira-dama. 

PROGRAMAÇÃO- Nesta quarta-feira (03), as atividades da campanha serão realizadas em duas unidades. No Centro de Referência de Assistência Social –Cras- Drº Fábio serão exibidos vídeos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Já no Cras Dom Aquino, serão formados grupos on line para discutir sobre os direitos das Mulheres.

No dia 04 (quinta-feira), as mulheres do Cras Pedra 90 irão participar de uma palestra virtual sobre Violência contra as mulheres. Nesse mesmo dia, no Centro de Convivência dos Idosos- CCI Maria Ignês haverá uma discussão sobre o Direito das Mulheres.

Já na sexta-feira (05), as atividades serão presenciais no Albergue do Porto, das 09 às 10 horas. E no período da tarde, entre as 15 e 16 horas será no Hotel Albergues. Ambos com ações voltadas para o dia 08 de março.

No dia 08 de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as ações temáticas serão desenvolvidas no Albergue Municipal Manoel Miráglia com um delicioso café da manhã para os acolhidos, palestras, dinâmicas e vídeo debate. Na Casa de Amparo, unidade de acolhimento ás mulheres vítimas de violência, terá uma palestra com a defensora pública e coordenadora do Núcleo da Mulher MT, Drª Rosana Leite Barros, a partir das 14 horas.

Nesse mesmo dia, no Centro de Referência de Assistência Social- Cras Tijucal será feita uma roda de conversa entre as servidores e as mulheres da região.

Na quarta-feira (10), no Cras Dom Aquino, das 14 às 17 horas, será formado um grupo on line para debater sobre o dia das Mulheres. As demais atividades serão posteriormente divulgadas.

 

*FOTO: Imagem de arquivo*