Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / QUALIFICA MULHER

29 de Setembro de 2022 07h00

Alunas do curso de bolos e tortas afirmam que é possível empreender e aumentar a renda familiar

29/09/2022

Carolina Miranda

Vicentre Aquino

Arquivo

Alunas que participam do curso de fabricação de bolos e tortas, ofertado pela 2ª edição do Qualifica Mulher, asseguram que é possível desenvolver receitas fáceis, rápidas, e com lucro garantido. A programação tem duração de dez dias, divididos entre aulas teóricas e práticas, e tem previsão de ser concluída na próxima sexta-feira (30).

Um dos exemplos foram os bolos gelados e bombom, em que com uma única receita básica de massa é possível fazer duas opções diferentes de alimentos. Com ingredientes simples, como ovos, farinha de trigo, açúcar, leite e fermento, elas aprenderam como produzir o bolo confeitado. O trabalho das alunas rendeu 35 pedaços que podem ser vendidos por R$ 5 cada.

“Como o curso de bolos e tortas é um curso rápido, com carga horária de 40 horas, as informações tem que ser repassadas de forma clara e objetiva, para que elas possam adquirir todo conhecimento necessário para uma boa profissional no mercado. Essa turma demonstra muita capacidade e força de vontade”, disse a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac, Vanderli de Santana.

Maria de Socorro Pereira de Oliveira, 64 anos, é uma das alunas que estão sendo qualificadas na área de confeitaria. Ela conta que decidiu participar para acrescentar no aprendizado, técnicas diferentes para produzir os bolos para a família e ainda fazer para vender aos finais de semana. “Estou muito feliz em estar tendo a oportunidade de me qualificar aos meus 64 anos. Só posso agradecer”, detalhou dona Maria.

Outro exemplo de superação é da Luzinete Correa dos Santos, 50 anos. Ela levanta todos os dias, uma hora da manhã, para produzir os bolos de arroz, de mandioca e a empadinha. Antes de ir para o curso, ela já faz o percurso diário dos locais que ela já comercializa para então depois participar do curso. “Quando queremos conquistar algo melhor, temos que buscar, mesmo que diante das dificuldades. Esse curso do Qualifica veio ao encontro dos meus anseios. Estou podendo aprender mais, de forma gratuita, perto da minha casa e ainda aumentar o meu rendimento no final do mês. O meu muito obrigada”, contou.

O programa ‘Qualifica Mulher’ é desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac.

Os cursos estão sendo ministrados nas unidades socioassistenciais do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência de Idosos (CCI), Centro de Referência Especializado em Assistência Social- Creas e Centro de Referência Especializado voltado à população em situação de rua (Centro Pop).

O convênio faz parte do Programa Qualifica Cuiabá que já certificou mais de 6,5 mil pessoas para o mercado de trabalho desde 2018. A assinatura do termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac foi realizada no final do mês de julho, na oferta de 1,2 mil vagas. Só em 2022, o Qualifica chegará a 4 mil vagas.

 

“Poder fazer parte desse programa que desde a sua 1ª edição, já proporcionou novas oportunidades para milhares de mulheres, que por algum motivo, não tinham a oportunidade de se qualificarem. A gestão Emanuel Pinheiro tem o trabalho pautado na humanização, que é justamente essas ações voltadas à população vulnerável da nossa capital. Há cada depoimento positivo, nos deixa a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.