Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Acessuas Trabalho

17 de Julho de 2021 06h12

Acolhidos do Albergue Manoel Miraglia recebem orientações para inserção no mercado de trabalho

17/07/2021

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Acolhidos no Albergue Manoel Miraglia, estrutura ofertada pela Prefeitura de Cuiabá para atender a população em situação de vulnerabilidade social, participaram de uma oficina preparatória para retorno ao mercado de trabalho ou a possibilidade de abrir o próprio negócio. A ação, realizada no dia 15,  integra o programa Acessuas Trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

O programa Acessuas Trabalho tem como público alvo populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial.

Além do albergue Manoel Miraglia, a oficina já foi realizada no Albergue do Porto, no final do mês de maio. Os próximos encontros serão no Albergue da Guia e em seguida no Hotel Albergue.

“Estar à frente desse programa que cada vez mais tem tido aceitação e resultados satisfatórios é maravilhoso. Prova disso,  é essa oficina. Antes mesmo de terminar as atividades, dos 15 participantes, cinco conseguiram uma oportunidade de trabalho temporária com as empresas conveniadas com a Prefeitura”, ressaltou a coordenadora responsável pelo programa, Claudenice Dias Latorraca.

A metodologia utilizada busca ser objetiva, de fácil entendimento e dentro da realidade dessa população em situação de rua. As temáticas abordadas enfocam as características do mercado, trabalho, direitos trabalhistas; currículo e entrevista; trabalho como identidade, sociedade e transformação, atitudes e características empreendedoras, Planejamento e objetivo para o futuro.

 

Sérgio Rodrigues, 28 anos, foi um dos participantes da ação. Ele que está há uma semana no albergue é natural de Primavera do Leste e busca  regularizar os documentos pessoais que foram roubados. Quando ficou sabendo da ação, se dispôs a participar. Ele,  que sempre trabalhou como vaqueiro, disse estar disposto para qualquer área. Durante a oficina sobre Planejamento e objetivo para o futuro, foram apresentadas algumas dicas de profissões que estão em alta e que não precisam de muito investimento para começar o negócio. Dentre elas, social mídia, roupas para pets, marmitas fit, venda de produtos orgânicos, manutenção de celular, restauração de móveis, produtos de beleza, dentre outros.

 

“Essa oficina veio em boa hora. O que me chamou a atenção foram as oportunidades que existem. Com as dicas, vou fazer de tudo para buscar um curso de qualificação para aprender sobre jardinagem, sendo esse, uma das opções para garantir a renda no final do mês. É uma área que já tenho um certo conhecimento e está próximo da minha realidade”, comentou Sérgio.

Quem também gostou muito do curso, foi o venezuelano Pablo Morales, 44 anos, que está na unidade há pouco mais de um mês. Ele conta, que depois de tudo que ouviu e aprendeu, ficou satisfeito e com muitas  expectativas. Ele que sempre trabalhou na área da carpintaria, com as opções sugeridas, foi sobre conserto de móveis. “Aliando o meu conhecimento, com minha força de vontade para arrumar uns serviços, vou conseguir juntar um pouco de dinheiro para trabalhar por conta própria. É um mercado em pleno crescimento e que eu gosto de fazer”, comentou Pablo.

ACESSUAS TRABALHO- O programa Acessuas Trabalho tem como público alvo populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Além disso, faz-se necessária a criação de estratégias para o acesso ao mundo do trabalho estabelecendo relação entre os cursos ofertados, o interesse dos alunos e as demandas da economia local, regional e nacional.

“A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego”, conclui a coordenadora do Acessuas.