Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

27 de Maio de 2022 14h41

Ação integrada leva orientações, serviços e atendimento de saúde à profissionais do sexo

27/05/2022

Carolina Miranda

Vicente Aquino

Arquivo

Uma ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá,  coordenada pela Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos, cerca de 40 (quarenta) profissionais do sexo e pessoas trans que trabalham na região do Distrito Industrial, foram atendidas com diversos serviços como vacinação da gripe, consultas médicas e odontológicas, bem como orientações básicas sobre os cuidados e as formas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis- IFST’s e outros agravos. Essa foi a quarta ação realizada no local.

“Realizar essa ação demonstra a preocupação e atenção da gestão Emanuel Pinheiro quanto ao atendimento desse público tão vulnerável, que mesmo com o passar dos anos, o preconceito permanece. Por isso que sempre realizamos ações dessa natureza para que os serviços ofertados pela rede pública de saúde cheguem até elas. Isso é uma gestão humanizada”, disse a secretária- adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O trabalho foi realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.  com os projetos Consultório de Rua e o Projeto Amor, para conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde. 

“Somos esquecidas em razão da forma do nosso trabalho e ainda mais, sofremos muito com a discriminação. Então quando a gente recebe eventos com uma grande oferta de serviços, a gente aproveita. Eu mesma, sempre que a equipe vem, eu consulto com o psicólogo. É muito gratificante e recompensador”, afirmou a profissional do sexo, Dayane.

“Estamos muito satisfeitas com todo esse cuidado da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Direitos Humanos. Aproximar os serviços, principalmente os de saúde é fundamental, uma vez que, a maioria dessas profissionais não têm tempo para se deslocar a uma unidade de atendimento. Sem falar do preconceito, que ainda prevalece entre a sociedade. As meninas pertencem a um grupo extremamente marginalizado e discriminado pela população. A nossa eterna gratidão”, declarou a ex-profissional do sexo e colaboradora do projeto Incluiabá, Xica da Silva.

Além do atendimento em saúde, a equipe da Assistência Social esteve no local para o cadastramento dessas profissionais para recebimento dos benefícios sociais do Governo Federal.

A Câmara de Vereadores por meio da Sala da Mulher, também se fez presente com a entrega de cestas básicas. "Ações pontuais como essa devem ser mantidas. A Câmara Municipal de Cuiabá é e sempre será parceira da Prefeitura e de projetos como esse. Mesmo em meio a tantas dificuldades, medos, procurem seus direitos. A Câmara de Cuiabá está de portas abertas", ressaltou a secretária de Comunicação da Câmara, Elizângela Tenório. 

“Há cada edição conseguimos mais parceiros para que essas pessoas marginalizadas pela sociedade tenham acesso a dignidade com mais qualidade de vida e a saúde em dia”, destacou a secretária-adjunta.

O respeito a todos e todas é uma marca da Gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, que inclusive, vem empoderando esse grupo social dentro do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá com o projeto Incluiabá, finalizou.